quarta-feira, 25 de outubro de 2017


500 Milhões de Perdedores e o Corredor Vitorioso

 

                            Sempre me espantou - desde que comecei a pensar nisso - que de tantos milhões só um seja o vencedor, o que quer dizer que todo ser humano já começa com a essa vitória definitiva: é o sobrevivente. O caminho é curtinho, mas o espermatozóide é realmente diminuto, dezenas de vezes menor que o tremendo alvo a que se destina, o óvulo (chamei de álvulo, o alvo-óvulo).

                            A coisa toda ainda está muito mal-contada e é preciso fazer um esforço persistente para expor a grande dimensão de tudo que envolve a fecundação PELO LADO DAS DIFICULDADES, contando os detalhes desta.

Vitória, agosto de 2005.

 

O FABRICANTE


O CORREDOR DESCANSANDO


   DESTALHES DO ATLETA


                            MIRANDO O ÁLVULO


O DA FRENTE (500 milhões de perdedores; só o mais forte sobrevive – mas por dentro ele está podre de quatro a cinco mil doenças genéticas)

Espermatozoide

ENTRANDO NA CAÇAPA


O ÓVULO

Oogênese, processo de formação do gameta feminino, o óvulo, que é produzido pelas gônadas femininas (ver Aparelho reprodutor). O óvulo é uma célula haplóide, quer dizer, tem a metade dos cromossomos das células somáticas. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

NÚCLEO CELULAR - Gametas

Os gametas ou células germinativas masculina e feminina são células sexuais altamente especializadas, que possuem metade do número normal de cromossomos (número haploide).

A BRIGA POR FUTURO (é intensíssima, a maior feroz que existe, e cada um de nós é notícia de uma vitória)

Imagen de un óvulo humano

Testemunhas do Real


 

                            Evidentemente cada pessoa é um metro da realidade e cada mente é uma máquina fotográfica do real. O que fotografa é real? Seguramente tudo que o olho externinterno fotografa é real, mas também é particular, é a visão desde um ponto de vista, é um quadro, um corte da realidade relativo à experiência formestrutural da PESSOA (indivíduo, família, grupo ou empresa).

CORTANDO O REAL (aquele lugar, aquela pessoa olhando com suas experiências separadoras, naquele ângulo, naquele dia, aquelas construções, aquelas restrições). Essa pintura fala de quem a fez e só dessa pessoa.




A FOTOGRAFIA DO REAL (tudo é relação entre a pessoa e o ambiente, interesse mútuo; embora não pareça haver interesse do ambiente na pessoa, de fato há, e ele atrai com os chamados apropriados, usando para isso como isca outras pessoas)


·       O ponto de vista;

·       A linha de visada;

·       O plano do olhar;

·       O volume do ver.

A passagem de cada ser na Vida geral é um testemunho, um conjunto de olhares (seja nas 22 tecnartes, seja nas 6,5 mil profissões, nos modos de conhecer, em tudo mesmo) e denota a relação ÍNTIMA entre a Natureza e aquele ser em especial, por exemplo, Artur, é a vida-de-Arthur; é um rastro, o modo-de-ser daquela criatura, digamos o modo-de-ser de Arrabal, autor teatral espanhol.

Então, cada um vê o real mesmo, desde o seu modo de ver.

O que nós quereríamos dizer com O REAL seria aquele real que Deus vê, A Verdade, a soma de todas as verdades como verdade única, a extrema verdade; essa, evidentemente, nenhum, exceto Deus, pode ver. Daí que embora cada um de nós veja o real, também o que vê é irreal, é parcial, porque a racionalidade é, necessariamente, parcial, incompleta.

É porisso que as respostas dentro do racional são sempre duplas: sim e não, verdade e mentira, acima e abaixo – pares polares opostos/complementares.

Vitória, quarta-feira, 10 de agosto de 2005.

Tela GH


 

Como o modelo foi tão surpreendente ao colocar a alma ou psicologia deveríamos re-fazer toda a abordagem nas telas (o Atlas é um planisfério, uma tela estática ou várias delas; um Globo é uma esfera representando o planeta numa tela esférica, uma bola).

UM PLANISFÉRIO (esfera-plana, o que é contraditório; a contra-dicção deveria ter uma utilidade superior e neste caso tem mesmo)


                            UM GLOBO


O QUE O MODELO COLOCOU SER NECESSÁRIO

·       Mostrar a figura ou psicanálise do conjunto (como essa alma particular se liga ou poderia se ligar proveitosamente às outras?);

·       Desvendar os objetivos ou psico-sínteses das PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas); o apontamento PRELIMINAR das metas, antes de acontecer, a partir de indícios, seria o desejado;

·       Des-cobrir as produções ou economias das pessoambientes (inclusive dos AMBIENTES – cidades/municípios, estados, nações e mundos – distintivamente); quem faz agropecuária-extrativismo, indústrias, comércio, serviços e bancos e com qual eficiência?

·       des-vendar as organizações ou sociologias dos governempresas, das políticadministrações, inclusive dos conhecimentos (mágicos-artísticos, teológicos-religiosos, filosóficos-ideológicos, científicos-técnicos e matemáticos) e das 6,5 mil profissões, isto é, TUDO QUE DÁ SUPORTE AO FAZER;

·       Expor o espaçotempo ou geografia-história.

EXPONDO O ESPAÇO

·       O ponto onde se está: co-ordenadas T-LAL (tempo-LAL, latitude, altitude, longitude, quer dizer, vertical do mapa, altura do lugar em relação ao nível do mar, horizontal do mapa – como já coloquei);

·       a linha por onde se segue: ruas e avenidas dos pedestres, rodovias (automóveis e caminhões), aerovias (aviões), ferrovias (trens de ferro ou de alumínio ou de plástico), aquavias (de botes, canos, iates, navios, transatlânticos e transpacíficos e transíndicos); subaquáticovias (submarinos); e WWW (Rede Internacional, Internet);

·       o plano onde se está (o desenho do lugar, digamos com raios de 100, 200, 400, 800 m e o que se seguir, dobrando – altura das montanhas, perfil dos rios, áreas e volumes das coisas);

·       o volume de tudo: a Bandeira Elementar (ar, água, terra/solo, fogo/energia, no centro Vida, no centro do centro Vida-racional) dali. Satisfação (plantas instaladas com linhas e faixas de entrega de demanda energética) e necessidades energéticas, a Bandeira de Proteção (lar, armazenamento, saúde, segurança e transportes – segundo Gabriel o Google oferece um novo instrumento para identificar farmácias e outros comércios a partir de um ponto, conforme eu havia postulado um tempo atrás).

UM MAPA


Pense naquele ponto vermelho e em tudo que está em volta dele.

MARCANDO UM PONTO (é gol): qual é a área em torno dele? Nem precisa ser simétrica nem circular, poderia ser retangular como marcados os quatro pontos, ou ter qualquer forma, porque com isso as pessoas poderiam procurar nos mapas áreas com medidas reais aproximadas que comprar, saber preço e buscar outras informações, como topografia do terreno, etc.


 

 

 



Lote
 
Área em volta (com tanto de altitude média, ventos predominantes de nordeste e assim por diante).

 

 

 

 

 

A LINHA DE VIDA POR ONDE SEGUES

·       O que há à esquerda e à direita da Avenida Dr. Pedro Feu Rosa onde moramos em Jardim da Penha, Vitória, Espírito Santo, Brasil, América do Sul?

·       Se tivéssemos um comércio de roupas aqui até onde deveríamos ir para comprar os materiais, para embalar os produtos, para comercializar, para comprar etiquetas e sacolas plásticas com que embalar, para pintar, para encomendar as costuras por facção?

·       Por que estrada mais curta devo seguir para ir à casa de meus amigos?

·       Muitas outras perguntas.

EXPONDO O TEMPO

·       Que eventos interessantes aconteceram num raio de 50 km daqui e quando?

·       Onde estão museus e bibliotecas que falam de tais ou quais assuntos?

·       Onde há universidades ou escolas isoladas que ensinam sobre bioquímica da Esclerose Lateral Amiotrófica?

·       Muitas outras perguntas.

A TELA ψ (psicológica)

Elipse: GH                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                   

 

A PSICOLOGIA SET (ser-estar-ter)


Estar
 
Triângulo Retângulo: Ser
Triângulo Retângulo: Ter                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     SER (CHAVE MIC: memória, inteligência e controle).

TER (CHAVE MEI: matéria, energia e informação).

ESTAR em equilíbrio S/T.

A Tela GH ou tela psicológica não deveria ser apenas um instrumento, mas um instrumento-interessado na felicidade das pessoambientes, quer dizer, deveria ser preparado um programa governempresarial de largo espectro.

Vitória, agosto de 2005.

Tamanho Falatório


 

                            Para onde quer que a gente olhe agora o impensável há 10 anos acontece: as pessoas estão falando ao celular. Falando, falando, falando continuamente, pessoas de todas as classes, todas as horas do dia e da noite - “todo o tempo” – e todo espaço. É impressionante. E não é como o telefone de família, telefone agora chamado de fixo ou de linha, que só se usava nas horas de necessidade e só atingia outras casas, estando lá pessoa procurada; agora, não, é pessoa-a-pessoa e como em geral ela é sempre achada as conversas se multiplicam, com utilidade ou sem. Falam por falar, falam qualquer coisa, falam o tempo todo.

                            Quem podia imaginar que a solidão de um lado fosse tão aguda e do outro a necessidade de atenção tão intensa?

                            As companhias telefônicas móveis introduziram no Brasil dezenas de milhões de aparelhos telefônicos e a coisa toda não pára de crescer, aqui e no mundo inteiro, estando agora na terceira geração e no videofone que nem se esperava mais ver chegar. Pode-se fotografar, enviar e receber dados de Internet, ouvir músicas, ver filmes, conversar, mandar mensagens, operar como computador e muitas coisas mais. Fatalmente irão reunir o iPod (tocador de MP3, que já é outro fenômeno) e aí poderemos no mesmo aparelho:

·       Telefonar;

·       Ouvir rádio;

·       Fotografar;

·       Trafegar na Internet;

·       Computar;

·       Ouvir discos (em MP3);

·       Investir;

·       Usar como cartão de crédito (como, disse Gabriel, já fazem no Japão);

·       Outras utilidades que descobrirão.

Enfim, quem podia imaginar que o ser humano fosse tão sozinho e tão necessitado de atenção? Por si só esse é um fenômeno sociológico a ser investigado junto com o fenômeno econômico.

Vitória, agosto de 2005. Econômico
Vivo rejeita busca por 'cliente virtual'
24/05/2005
Heloisa Magalhães
A Vivo perdeu cinco pontos percentuais de participação no mercado durante o ano de 2004 e mais 1,5 ponto no primeiro trimestre de 2005.

Rádio Lar e Outras Especificidades


 

O RÁDIO (instrumento poderosíssimo, de que nem um porcento da utilidade foi obtida ainda – eu creio)




A REINVENÇÃO DA RÁDIO (rádio-mulher, digamos, como já existe a TV-mulher) – o olhar da mulher sobre o mundo já atenderia 50 % do público. Deveríamos indagar das particularidades desse olhar e de cada um dos olhares das frações.

Nos dicionários e nas enciclopédias há milhares de palavras e assuntos que abordar. Em particular, há o Lar geral, que atende quase 100 % das pessoas. Não há quem aborde o Lar, nem TV nem qualquer dos outros restantes meios (Rádio, Jornal, Livro/Editoria, Internet, Revista do Lar).

As rádios se dirigem ao público todo, pretendendo atender a todos e cada um, e acabam por não agradar a ninguém, quando em nossos dias as frações comportam tanta gente que haveria lugar para centenas e mesmo milhares de rádios atendendo cada uma das especificidades. Na realidade, acredito que as rádios ainda estão por ser inventadas em sua mais larga utilidade. Que elas não trilharam nem 1 % do caminho potencial nesses 150 anos.




Vitória, sexta-feira, 12 de agosto de 2005.