domingo, 25 de dezembro de 2016


A Psicologia das Compras no Modelo das Cavernas

 

                            Vi no People & Arts, um dos canais Discovery, parte de uma reportagem     com um psicólogo americano que investigou homens e mulheres fazendo compras e descobriu que as mulheres vasculham lentamente, investigam antes de comprar, ao passo que nós homens vamos às compras como que à guerra: entramos, tiramos e fugimos, com tantos batimentos cardíacos quanto pilotos de um caça ou bombardeio.

                            De fato, se o modelo das cavernas está certo, não existiam sociedades separadas de coletores e de caçadores, mas eram os homens caçadores e as mulheres coletoras, vivendo todos juntos, mas desenvolvendo psicologias evolutivas separadas e opostas/complementares.

                            Por esse modelo poderíamos esperar que as mulheres ficassem sempre em volta da caverna, desenvolvendo o olhar para coisas paradas, minuciosas, com grande detalhe lingüístico para a precisão, com muitas palavras sinonímicas para indicar variações de tons entre os objetos de mesmo gênero. Formando grupos com as outras mulheres, conversando alto em meio ao terreno já conhecido e seguro das redondezas, brincando, mas correndo ao menor perigo.

                            Os homens, pelo contrário/complementar, deviam ir à caça (que nem sempre era de seres vivos; sendo pequenos, como já foi mostrado, aproveitavam muitas carcaças) e a coleta longe do lar, em meio ao perigo e às feras, vivendo em silêncio, econômicos de palavras, sempre sujos de barro (para ocultar os cheios), rastejando, pegando e fugindo mesmo. Seriam os desenvolvedores de armas de arremesso, como arco-e-flecha, lanças, e de escudos e proteções corporais.

                            Ao passo que devem ter sido as mulheres a desenvolver o plantio, pela observação continuada e metódica dos nascimentos espontâneos nas proximidades. Que homem teria tempo de, nas caçadas (de terra, de ar, de água), nas pescarias (que são caçadas na água), ficar observando detalhes? Falar, só o mínimo, com o mínimo de substantivos, porque que detalhes pode haver em cenários que só se verá poucas vezes em curta vida?

                            Então, conforme eu disse, EXISTIAM (e existem ainda) duas línguas, a LÍNGUA FEMININA e a LÍNGUA MASCULINA, hoje fundidas, a primeira farta e generosa em nuances, macia, branda, detalhista, prosaica, poética, a segunda curta, grossa, objetiva, dura e enganadora, porque as mulheres, tão versáteis na outra língua, devem ser enganadas para carregar impotentemente o feto-predador até que ele se transforme em termo viável, e isso continuamente, ano após ano, desde a menstruação muito precoce, aos 8 ou 9 anos, até a morte, 15 ou 20 anos mais tarde, tendo nesse ínterim uma ninhada de filhos (com muito mais gêmeos, trigêmeos, etc., diga-se de passagem). Por esse trabalho, conforme eu disse, a Natureza premiou as mulheres.

                            Seria preciso investigar mais a fundo.

                            Então, são dois entes psicológicos muito distintos (e muito complementares), postos pela Natureza para distintas tarefas. O domínio patriarcal fez com que tivéssemos de fazer compras, com os desastres esperados e bem visíveis.

                            Deveríamos visualizar as cavernas, suas redondezas, e a saída para a caça e a coleta. Ora, da coleta natural à coleta artificial foi só um pulo. Se segue que as mulheres foram as inventoras da agricultura e da pecuária. E, como eu disse, os gatos são animais femininos, que caçam ratos e baratas, longamente treinados para a proteção interna do lar, ao passo que os cachorros são animais masculinos, orientados geneticamente para a proteção externa do lar. Se as mulheres inventaram a agropecuária, vem daí que inventaram também os acumuladores para o futuro, por exemplo, cestas, balaios, panelas, utensílios, cuias, ânforas.

                            E as pinturas nas cavernas não são rituais coisa alguma: são os retratos da jactância masculina, os homens mostrando às mulheres e meninas, e aos meninos futuros guerreiros, o que fizeram longe de casa, as coisas terríveis (e aumentadas) por que passaram, o velho “papai é o maior”, ou “como eu sofro para sustentar vocês com proteínas”. O velho modo de ganhar as queridinhas, as gatinhas, as perseguidas, na falta de carrões, de restaurantes, de brindes e outros charmes atuais. Uma ou outra bugiganga surpreendente trazida de muito longe já valia uns dias de prazer. E de juntar porcarias das redondezas as mulheres deviam entender mesmo.

                            Enfim, ver o passado é poder projetar a ortodoxia (ficam pendentes as mudanças, as surpresas, as heterodoxias, o que vem para embaralhar o já sabido).

                            Isso nos faz pensar que as mulheres sejam MUITO MAIS ortodoxas ou conservadoras que os homens, e que estes, saindo sempre, prezam as novidades a ponto da loucura e da irreflexão. Os homens são do reino das heterodoxias, da não-fixação, da renovação constante, o que implica uma série de outras derivações.

                            Para as compras e vendas, as demandas e as ofertas de toda a socioeconomia, isso é mais que um achado, é uma revolução inteira.

                            Vitória, quarta-feira, 28 de agosto de 2002.

sábado, 24 de dezembro de 2016


Ficando de Recuperação

 

O 2º volume de As Maravilhas do Conhecimento Humano, Porto Alegre, Globo, 1957, é de Henry Thomas, porém quem escreve na página 129 e seguintes é certo OM, que substitui o autor (para valorizar o Brasil algo local era sempre intercalado nos livros de antigamente) e fala da História da Literatura Brasileira, abordando vários romancistas nativos, agora praticamente esquecidos, mas insistentemente inseridos tempos atrás nas leituras escolares.

Creio que podem ser feitos filmes-biografias de todos e cada um desde 22 de abril de 1500, chegada de Pedro Álvares Cabral, até imediatamente antes da instalação da República em 1889, o que cobriria 389 anos, visando a recuperação do país frente a toda essa depressão a partir das denúncias da Lava Jato sobre os bandidos (juízes do Judiciário, políticos do Legislativo, governantes do Executivo e empresários), o que tanto tem decepcionado a todos, fora a eles mesmos, que se aproveitaram de nós outros.

UMA LISTA DE INVESTIMENTOS NA RE-IMAGINAÇÃO NACIONAL (abaixo os autores citados no livro, contudo, podem ser todos, as gerações precisão conhece-los)

FILME DA BIOGRAFIA.
FILMES DAS OBRAS.
Tomás Antônio Gonzaga.
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Português, 1744-1810.
 
Antônio Gonçalves Dias.
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Maranhão, 1823-1864.
 
José Martiniano de Alencar.
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Ceará, 1829-1877.
 
Antônio Frederico de Castro Alves.
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Bahia, 1847-1871.
 
Joaquim Maria Machado de Assis.
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Rio de Janeiro, 1839-1908.
 
Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha.
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Rio de Janeiro, 1866-1909.
 
Ruy Barbosa de Oliveira.
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Bahia, 1849-1923.
 

Muitos mais, financiados os filmes por política série e empresários.

Os brasileiros precisamos des-cobrir nosso passado sem ficar prestando muita atenção à nossa volta. Primeiro saber quem fomos e somos e só depois olhar para o mundo.

Recuperar nossas memórias, isso sim.

Vitória, sábado, 24 de dezembro de 2016.

GAVA.

26 Grupos de Psicólogos

 

QUEM DIRIA? OS TECNARTISTAS SÃO PSICÓLOGOS (É claro! Eles tratam da racionalidade, da razão-emoção humana)

TÉCNICA-ARTE
FRAÇÕES
TOTAL
Artes da AUDIÇÃO (2)
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Músicas, discursos, etc.
2
Artes da VISÃO (9)
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Poesia, prosa, pintura (a dos corpos femininos fica aqui, como também tatuagens, mas não piercings), desenho (inclusive caligrafia), fotografia, dança, moda, PAINÉIS (mosaicos, vitrais), LABIRINTOS (jogos), etc.
11
Artes do OLFATO (1)
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Perfumaria, etc.
12
Artes do PALADAR (4)
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Comidas, bebidas, pastas, temperos, etc.
16
Artes do TATO (10), sentido central.
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Arquiengenharia, cinema, teatro, esculturação (inclusive ourivesaria; os piercings entram aqui – não há porque não apelar aos outros sentidos, além da visão), decoração (inclusive do corpo feminino, todo tipo de roupa, chapéu, sapatos, etc.), paisagismo/jardinagem (TOPIARIA), urbanismo, tapeçaria (inclusive macramé), PROPAGANDA (veja que eles não usam a totalidade dos sentidos, mas poderiam fazê-lo, com grande proveito), TESSITURA (não há porque não apelar aos outros sentidos, inclusive olfato com perfumes) etc.
26

Ao tratar dos alimentos, o preparador não está cuidando do estômago e dos intestinos (grosso e delgado, brutal e elegante) somente, está lidando com a mente: razão e emoções.

PARECE QUE É ISTO... (programáquina de processamento)

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Resultado de imagem para intestinos orgãos
Resultado de imagem
Resultado de imagem para orgãos

..., MAS NA REALIDADE É ISTO (programáquina mental)

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Então, as tecnartes colocam diante dos humanos as artes tecnificadas, tornadas técnicas, TECNARTES PSICOLÓGICAS – colocam diante de nós emoções-racionais. Os tecnartistas são psicólogos e devem ser treinados como tais, devem passar pelas escolas de psicologia: psicologia-perfumaria, psicologia-prosa, psicologia-tapeçaria e assim por diante, verdadeira universidade, universalidade de todos os gostos humanos, de todas as faculdades racionais.

Não é gritantemente entusiasmante tal visão?

A geral Psicologia-p.3 deve, por conseguinte, abrir 26 faculdades mentais, quer dizer, só aqui há 26 psicologias novas.

Que diversão!

Vitória, sábado, 24 de dezembro de 2016.

GAVA.

Quem é Cimabue?

 

Em seu livro, 2º volume de As Maravilhas do Conhecimento Humano, Porto Alegre, Globo, 1957, Henry Thomas diz na página 159: “Cimabue foi aclamado mestre supremo. Um dia, em suas excursões, não longe de Florença, avistou um menino tomando conta de carneiros, mas não da maneira habitual, com simples olhares de vigilância, e sim, por assim dizer, com um olhar interior. Por outras palavras, o menino estava rascunhando seus carneiros, com uma pedra fina e pontuda. Atraído pela habilidade do menino, o artífice-mestre levou o principiante como seu aprendiz, nos serviços que tinha a fazer em várias cidades. Esse menino, agora tido como o pai da pintura, foi Ambrigiotto [assim no livro] di Bondone, resumidamente chamado Giotto”. O certo, segundo a Web, é Ambrogiotto.

GIOTTO

Giotto di Bondone
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Giotto di Bondone mais conhecido simplesmente por Giotto, (Colle Vespignano (atual Vicchio, 1267Florença, 1337) foi um pintor e arquiteto italiano.
Nasceu perto de Florença, foi discípulo de Cinni di Pepo, mais conhecido na história da arte pela introdução da perspectiva na pintura, durante o Renascimento.
Devido ao alto grau de inovação de seu trabalho (ele é considerado o introdutor da perspectiva na pintura da época), Giotto é considerado por Giovanni Boccaccio o precursor da pintura renascentista. Ele é considerado o elo entre o renascimento e a pintura medieval e a bizantina.
A característica principal do seu trabalho é a identificação da figura dos santos como seres humanos de aparência comum. Esses santos com ar humanizado eram os mais importantes das cenas que pintava, ocupando sempre posição de destaque na pintura. Assim, a pintura de Giotto vem ao encontro de uma visão humanista do mundo, que foi cada vez mais se firmando até o Renascimento.
Giotto, forma diminutiva de Ambrogio ou Angiolo, não se sabe ao certo, adotou a linguagem visual dos escultores, procurando obter volume e altura realista nas figuras em suas obras. Comparando suas obras com as do seu mestre, elas são muito mais naturalistas, sendo Giotto o pioneiro na introdução do espaço tridimensional na pintura europeia. Em seus trabalhos pela península Itálica, Giotto fez amizades com o rei de Nápoles e com Boccaccio, que o menciona em seu livro, Decamerão.
O papa Bento XI quis empregar Giotto, que passaria então dez anos em Roma. Posteriormente, trabalharia para o Rei de Nápoles. Em 1320, ele retornou a Florença, onde chefiaria a construção da Catedral de Florença. Giotto morreu quando pintava "O Juízo Final" para a capela de Bargello, em Florença. Durante uma escavação na Igreja de Santa Reparata, em Florença, foram descobertos ossos na mesma área que Vasari tinha relatado como o túmulo de Giotto. Um exame forense parece ter confirmado que a ossada era mesmo de Giotto.
Os ossos eram de um homem baixo, que pode ter sofrido de uma forma de nanismo. Isso apoia uma tradição da Basílica de Santa Cruz de que um anão que aparece em um dos afrescos seria um auto-retrato de Giotto.

Giotto, fisicamente anão, gigante espiritual, chegou até 2017. Agora, afinal de contas, quem era o Mestre Supremo Cimabue?

CIMABUE

Cimabue
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cenni di Petro (Giovanni) Cimabué (c.12401302) foi um pintor florentino e criador de mosaicos. Ele também é popular por ter descoberto Giotto e ser considerado o último grande pintor italiano a seguir a tradição bizantina.
A sua biografia foi descrita por Giorgio Vasari no livro "As Vidas dos Artistas". O seu nome foi mencionado no Purgatório da Divina Comédia, de Dante Alighieri. Cimabue morreu em Pisa.
Cimabue introduziu a ideia de tratar imagens e obras como indivíduos. O seu grande rival era Duccio, em Siena. Muitas de suas obras estão no interior da Basílica de São Francisco de Assis e na Galleria degli Uffizi, na Itália e no Louvre, em Paris.
Julgando pelas suas encomendas, Cimabue parece ter sido um artista muito reconhecido no seu tempo. Enquanto trabalhava em Florença, Duccio foi o seu principal rival em Siena. Cimabue pintou dois grandes afrescos na Basílica de São Francisco de Assis, na parede do transepto: a Crucificação e a Descida da Cruz.

CIMABUE E GIOTTO

CIMABUE.
CIMABUE E GIOTTO.
GIOTTO.
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Florentino, c.1240-1302.
Resultado de imagem para cimabue e giotto
Resultado de imagem para ambrogiotto di bondone
Vicchio, 1267-1337.

Cimabue, de mestre supremo a desconhecido, Giotto de cuidador de carneiros a mestre reconhecido 800 anos depois.

Ninguém sabe quem vai ficar.

Vitória, sábado, 24 de dezembro de 2016.

GAVA.