sábado, 12 de novembro de 2016


Escolas Simplexas

 

No ímpeto de favorecer as crianças e os jovens, esqueci de olhar os adultos, o que faremos agoraqui.

O ENSINAPRENDIZADO PARA CRIANÇAS E JOVENS (tirado de Amplificador e modificado)

PRIMEIRO TURNO
NOVO EQUILÍBRIO ENCONTRADO
SEGUNDO TURNO
Ensino pausado de respostas.
Os novalunos e os novomestres responderão uns aos outros com cada vez mais rapidez, mais atinadamente, com mais apuro, com maior prontidão, com maior presteza; e oferecerão exponencialmente novas abstrações inalcançáveis pelos demais.
http://www.portalaction.com.br/sites/default/files/manual/distribuicoes/continuas/figuras/resultado_densidade_exponencial1.png
Aprendizado ativíssimo por perguntas.
Professores falam.
Alunos inquirem.
Disciplinado.
Livre.
Quieto.
Bagunçado.
Ordenado e domesticante.
Assustadoramente entusiasmante.
INTERESSE AMBIENTAL (urbano-municipal, estadual, nacional, mundial).
INTERESSE PESSOAL (individual, familiar, grupal, empresarial).
ESTATAL
NESTATAL (não-estatal).
Respostas prontas, catalogadas em livros didáticos.
Perguntas ao gosto, inventadas na hora.
Atenção.
Felicidade.
Linear.
Não-linear.
Professores informam sobre os AMBIENTES (cidades-municípios, estados, nações e mundo).
http://www.nce.ufrj.br/ginape/wlinkit/tutorial/images/loop4.gif
Alunos perguntam o que lhes vai na alma PESSOAL (individual, familiar, grupal, empresarial do pai e da mãe).
http://assets1.exame.abril.com.br/assets/images/2013/8/265921/size_810_16_9_Sala_de_aula.jpg
O curral onde nós vaquinhas vamos ser domesticados.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhjp3YWVJl1Do-PIFiVo33kzlgj0uCDFNhIXI65k98y-aPTDsPw0DBkpRztjJkErbRo6AUs58sIKp1D7mEDJWW-5VHflkjtGCQQpHAQ4DJdchBLgPZib-k1EDGVlJAZv7N9nnuY9MA0d3I/s1600/frases-para-o-facebook-sabe.jpg
https://pbs.twimg.com/profile_images/1143496830/LOGO_EV.jpg
http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/Image/MATRIZ_CURRICULAR_6ao9ano.jpg
Veja se isso se parece com o que está em Conheci-mundo.
EQUILÍBRIO DA EXISTÊNCIA
http://muraldocoach.com.br/wp-content/uploads/2014/10/equil%C3%ADbrio-muraldocoach.jpg
http://www.hierophant.com.br/arcano/uploads/Lectrice/97m.jpg
VIDA DA ESCOLA
ESCOLA DA VIDA
PRISÃO PELA GRADE CURRICULAR ESTATUÍDA
“JOGO DE EMPURRA” (No melhor sentido): outrum ou umoutro.
LIBERTAÇÃO PELA AGILIDADE DA MELHOR IDADE

Quando isso já estiver sendo oferecido, como já disse, primeiro os ricos darão saltos formidáveis e os pais e as mães terão dificuldade real em acompanhar as transformações diárias das crianças-jovens e precisarão, eles mesmos, de reciclagem, o que será ótimo-excelente para as consciências envelhecidas nossas.

E QUANTO AOS ADULTOS? (Melhor ainda, muito melhor PORQUE os adultos têm direção-sentido, sabem fazer perguntas “bem colocadas”, incisivas)

ESCOLA SIMPLES (aquelas ordinarices, o que foi inventado antes e recauchutado no velho carro do Estado)
ESCOLA SIMPLEXA (equilíbrio periclitante, como deve ser; toma-lá-dá-cá).
ESCOLA COMPLEXA
(Realimentação diárias pelas dificuldades enfrentadas em toda parte).
A batida cotidiana repetitiva do já sabido.
Os empregos postulam as charadas diariamente.
Quietação supressora das individualidades.
Inquietação com resposta.
Calmos.
Brigões.
Dignidade altiva.
Chutes e esbarrões.
Respostas chatas, mas necessárias, do estabelecimento.
Perguntas insistentes e debilitantes ao professorado quietante.
Estupidez ponderada, professoral, nobiliárquica dos acomodados.
Paspalhice defenestrada em favor do re-conhecimento.

Enfim, como no box, agilidade constante, kickboxing, pula-boxe, rebentação dos narizes dos acomo-dados.

Como os adultos são muito mais focados, caminhará ainda mais rápido que na outra modalidade de E/A. Vi a necessidade-suficiência de colocar tais escolas, de oferecer vagas, desde que empresários e profissionais a formar estejam dispostos a se engajar: professores, informatas-cibernéticos, biólogos-p.2, físico-químicos, psicólogos-p.3 e assim por diante.

Serra, sexta-feira, 14 de agosto de 2015.

GAVA.

O Livro da Vida

 

Várias vezes insisti que estudássemos, os que precisamos, e ensinassem coisas da Vida (arquea, fungos, plantas, animais e primatas – os seres humanos não são animais, exceto alguns, somos todos racionais psicológicos colocados um degrau acima) os que podem fazê-lo.

TIRADO DE VIDA DE MÃO ÚNICA (lendo as tremendas dificuldades de composição – incontáveis planetas não deram os passos certos, no sistema solar mesmo há inúmeros exemplos)

 
 
 
 
MICROPIRÂMIDE
Cê-bóla (campartícula fundamental)
 
Subcampartículas
 
Átomos
 
Moléculas
 
ADRN
 
Células
 
Órgãos
 
Corpomentes ou indivíduos
1.       Fungos
2.      Plantas
3.      Animais (a matéria só aprende a suspirar aqui)
4.     Primatas
 
 
 
 
MESOPIRÂMIDE
Famílias
 
Grupos
 
Empresas
 
Cidades-municípios
 
Estados
 
Nações
 
Mundos ou Planetas
[VOCÊ ESTÁ AQUI]
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimyxWCpN0EC-8nGgj0gxbqkaKIGW8VuIovCXPQ6suBb6U0U9j0OSHZLF3F9BMTIY5hZEimwSxC0Y3zv7RWdPERoaiP00-UWatKI-TyU43z-4VX5H-gqMRdc6x5E3Xzz3AH0jPrx8xqg0_F/s1600/VOC%C3%8A+EST%C3%81+AQUI.jpg
 
 
 
MACROPIRÂMIDE
 
Sistemas estelares
 
Constelações
 
Galáxias
 
Aglomerados
 
Superaglomerados
 
Universos
 
Multiverso
 

Já estamos bem elevados, em indivíduos-mundo ou mundo/planetas, saltando ou passando ao sistema estelar desde 1957. Não é nossa tarefa destruir a Vida e sim recuperá-la de nossos estragos.

VIDAMIGA (veja de baixo para cima)

VIDAMIGA OU AMIGA VIDA
Não é para atacar e destruir, é para amar)
RACIONALIDADE
Primatas
Criam a ecorrede que nos embala.
Animais
Plantas
Fungos
Arquea

Deveria estar sendo ensinado-aprendido nas escolas a todo vapor, com intensidade, com dedicação e charme.

Não biologia-p.2, que é científica, sim essa avassaladora visão nova da Vida, essa Vida estonteante que alguns tentaram apequenar dizendo-a toda explicável: não é, exceto nas potências ou possíveis de Deus, mas se fosse continuaria bela (embora um pouco menos, compreensão menor).

O LIVRO DA VIDA

 
LIVRO DOS FUNGOS
 
LIVROS DOS PRIMATAS
LIVRO DOS ARQUEA
LIVRO DOS ANIMAIS
 
LIVRO DAS PLANTAS
 

Eis aí bela tarefa.

Não estudamos nosso planeta.

Seria preciso fazê-lo em todas as dimensões postas abaixo.

A RACIONALIDADE E A PARTIR DELA A VIDA

ESTUDO DOS AMBIENTES
Estudo do mundo.
Estudo das nações.
Estudo dos estados.
Estudo das cidades-municípios.
ESTUDO DAS PESSOAS
Estudo das empresas.
Estudo dos grupos.
Estudo das famílias.
Estudo dos indivíduos.

Imagine só quantas oportunidades de reorientação!

Reorientar todas as nossas posturas para o respeito, a dignificação através do amor, a paridade através do Congresso da Vida (queira ver).

Serra, sexta-feira, 14 de agosto de 2015.

GAVA.