sexta-feira, 8 de setembro de 2017


Introdução Estudada

 

                            Seguindo a trilha da sugestão de Gabriel poderíamos ter a Introdução Capitular (uma por capítulo) de apenas uma página: concisa ou breve, clara ou iluminada, definida ou demarcada.

                            ASSIM (e os capítulos)

Introdução
 
 
1
 
 
2
 
 
3
 
 
4
 
 
5
 
 
6
 
 
7
 
 
...
 
 
n

O DESENHO DA INTRODUÇÃO (contendo já a BIBLIOGRAFIA CAPÍTULAR, tudo que amplia na comunidade aquele capítulo)

 
 
 
 
INTRODUÇÃO
CAPITULAR
(Numa página só)
Bibliografia
 
Notas (se não forem colocadas ao pé de cada página)
 

Estou vendo cada vez mais que os livros atuais são primitivos. O que essa gente esteve fazendo nos mais recentes 500 anos desde Gutenberg? Na realidade é como se as pessoas não se amassem, como se não pensassem na felicidade do próximo e porisso mesmo não lhes dedicassem tempo e atenção, interesse carinhoso: o que posso fazer para melhorar a vida dos outros? Acho que essa pergunta não vem sendo feita e se perdeu desde quando Cristo ensinou há dois mil anos no meio de toda pompa e de toda circunstância da afirmação formal do cristianismo.

Não vejo os editores pesquisando & desenvolvendo teórica & praticamente nenhuma disposição nova, nem muito menos contratando qualquer grupo de desenhistas industriais revolucionários para reprogramar os livros, como se estes já tivessem dado o máximo que podiam dar.

Nem de longe, posso dizer.

Vitória, sábado, 26 de março de 2005.

 

GUTENBERG

Gutenberg, Johann (c. 1400-1468), impressor. Em 1438 se associou com Andreas Dritzehn para levar adiante experimentos de impressão. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

NÃO MUDOU MUITO EM RELAÇÃO À BÍBLIA DE GUTENBERG, QUE FOI IMPRESSA HÁ 550 ANOS

Bridgeman Art Library, London/New York
Página da Bíblia de Gutenberg
Completada entre 1450 e 1456, a Bíblia de Gutenberg foi o primeiro livro depois da invenção, por parte Johann Gutenberg, da imprensa tipográfica.
Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
 
Gutenberg, Bíblia de, conhecida também como a Bíblia de Mazarino, ou Bíblia de 42 linhas. Foi impressa em Mainz, Alemanha, entre 1450 e 1456. Ainda que alguns bibliógrafos alemães atribuam a edição ao impressor alemão Johann Gutenberg, é possível que tenha sido completada e aperfeiçoada por Johann Fust. A primeira cópia foi descoberta em 1760, entre os livros do político francês Jules Mazarino. Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário