sexta-feira, 29 de setembro de 2017


Adão e a Caixa de Pandora

 

                            No texto de FC ASC Adão Sai de Casa supus que Adão foi enterrado em Kitami-Esashi (= ADÃO-MORREU, na Rede Cognata; e por outros motivos, vá ler), Hokkaido, Japão. Que construiu lá a mando de Deus uma pirâmide dentro da qual está um reator de fusão (altar de Adão = GERADOR DE ÁTOMOS).

                            Agora, através da RC podemos traduzir “caixa de Pandora” como CAMPO DE ENERGIA = CRIAÇÃO DE ENERGIA = CRIAÇÃO DA PIRÂMIDE = COMPOSIÇÃO DA CHAVE = ÁTOMOS DE ENERGIA = ADÃO DÁ ENERGIA = CORPO DO SANTO = CORPO DA SERPENTE = CAOS DO HORIZONTE e assim por diante, muitas traduções.

                            Pode ser que (caso exista mesmo o reator) se abrirmos a pirâmide saiam de lá todos os males (os mitos ou MODELOS não foram plantados tão fundo à toa), restando apenas a esperança (= ESFERA = MÃE = MÃO = MÁ = APOIO = NÃO e assim por diante). Para todos os efeitos é melhor tomar cuidado.

                            Vitória, sábado, 04 de junho de 2005.

                           

LARA CROFT FALA DA CAIXA (de fato, no filme há uma esfera na caixa)

Lara Croft Tomb Raider - A Origem da Vida - Lara Croft Tomb Raider: The Cradle of Life, 2003
Dirigido por Jan de Bont. Com: Angelina Jolie, Gerard Butler, Ciarán Hinds, Chris Barrie, Noah Taylor, Djimon Hounsou, Til Schweiger e Simon Yam.
Em certo momento de Lara Croft Tomb Raider - A Origem da Vida, alguém descreve o vilão, que se especializou em vender vírus e outras armas biológicas para terroristas de todo o mundo, como um 'novo Dr. Mengele'. Como um sádico que fazia experiências em um campo de concentração pode ser comparado a um terrorista mercenário, eu não sei – e duvido que o filme possa esclarecer a questão. 14 de Agosto de 2003

O MITO DE PANDORA (ora ela é vista como inocente e ora como maliciosa, ora como santa e ora como pecadora – o modelo diz que todos são as duas coisas). O mito foi usado para quase tudo, o que não é errado – o propósito é a expansão do uso.

Na Enciclopédia Encarta: Pandora, na mitologia grega, primeira mulher sobre a terra, criada pelo deus Hefesto por ordem do deus Zeus.
A Caixa de Pandora
Por Sérgio Pereira Alves (*):
Eu sempre achei interessante falar sobre este tema: Mitologia. Isto para mim tem uma relação estreita com outros assuntos da Psicologia Analítica, principalmente com os conceitos ligados às imagens arquetípicas. E este ponto em comum são os símbolos apesar deles em si, representarem algo extremamente vasto pois um símbolo possui infinitos significados, diferindo de um signo, um sinal que possui apenas um.
 
((*) Sérgio Pereira Alves é Psicólogo Clínico Junguiano atuando na clínica particular em Belo Horizonte. Autor de vários artigos
A DISTOPIA FEMINISTA CONTEMPORÂNEA: UM MITO E UMA FIGURA
Ildney Cavalcanti (UFAL)
O trabalho enfoca as distopias feministas contemporâneas, narrativas que representam infernos de opressão, discriminação e violência contra mulheres, mapeando assim o nosso meio social. Ao mesmo tempo, essas ficções constituem, para a mulher contemporânea, uma forma importante de expressão de desejos e esperanças utópicos. O presente estudo oferece uma definição, baseada em teorizações prévias, da distopia crítica feminista e observa algumas técnicas narrativas que caracterizam o subgênero. São enfatizados os modos através dos quais o princípio distópico recicla a história patriarcal num modo específico de ficção especulativa, e também a questão da recepção ambígua provocada por essa ficção.
pandoratop6.jpg (17179 bytes)
Pandora
A maior dificuldade de relatar um mito não está em traduzir as suas múltiplas conexões e desdobramentos, mas em resolver onde parar, onde recortar este mito do todo da mitologia... Por isso, a história de Pandora começa antes da própria Pandora.
Desde que Zeus (Júpiter) e seus irmãos (a geração dos deuses olímpicos) começaram a disputar o poder com a geração dos Titãs, Prometeu era visto como inimigo e seus amigos mortais como ameaça.
Sendo assim, para castigar os mortais, Zeus privou o homem do fogo,  simbolicamente, da luz na alma, da inteligência... Prometeu, "amigo dos homens", roubou uma centelha do fogo celeste e a trouxe à terra, reanimando os homens.
Ao descobrir o roubo, Zeus decidiu punir tanto o ladrão quanto os beneficiados. Prometeu foi acorrentado a uma coluna e uma águia devorava seu fígado durante o dia, o qual voltava a crescer à noite.
A Távola Literária de Daniel Cristal
A Criação do Mundo
A criação do mundo é um problema que, muito naturalmente, desperta a curiosidade do homem, seu habitante. Os antigos pagãos, que não dispunham, sobre o assunto, das informações que dispomos, procedentes das Escrituras, tinham sua própria versão sobre o acontecimento, que era o seguinte:
Antes de serem criados a terra, o mar e o céu, todas as coisas apresentavam um aspecto a que se dava o nome de Caos - uma informe e confusa massa, mero peso morto, no qual, contudo, jaziam latentes as sementes das coisas. A terra, o mar e o ar estavam todos misturados; assim, a terra não era sólida, o mar não era líquido e o ar não era transparente. Deus e a Natureza intervieram finalmente e puseram fim a essa discórdia, separando a terra do mar e o céu de ambos. Sendo a parte ígnea a mais leve, espalhou-se e formou o firmamento; o ar colocou-se em seguida, no que diz respeito ao peso e ao lugar. A terra, sendo a mais pesada, ficou para baixo, e a água ocupou o ponto inferior, fazendo flutuar a terra. Távola Literária Daniel Cristal

Nenhum comentário:

Postar um comentário