sábado, 30 de setembro de 2017


Pressões Atmosféricas

 

                            Em seu livro História Concisa das Matemáticas, 2ª edição, Lisboa, Gradiva, 1992, p. 17, Dirk J. Struik diz: “A maior restrição talvez seja a insuficiente referência à atmosfera sociológica e cultural na qual as matemáticas de um determinado período amadureceram – ou foram sufocadas”, tipo maior e negrito meus.

                            Isto é: que tipos de pressões os matemáticos sofreram nos AMBIENTES (mundo, nações, estados/províncias e municípios-cidades) em que viveram ou por parte das PESSOAS (empresas, grupos, famílias e indivíduos) com que se relacionaram?

                            Como era a atmosfera psicológica dos tempespaços onde viveram? O que acontecia em volta deles? Primeiro que há poucas biografias de matemáticos, segundo que mesmo nas outras não se fala disso. Em geral isso não é alcançado nem mostrado: que pressões sofreram os que viveram?

BAROMETRIA PSICOLÓGICA DAS PRESSÕES SOBRE OS MATEMÁTICOS

·       PRESSÕES PESSOAIS:

1.       Disputas individuais: Galois foi enredado numa armadilha por inimigos de seu pai, participou de um duelo e morreu extremamente jovem, para desespero do planeta;

2.       Enfrentamentos familiares;

3.      Conflitos grupais;

4.      Contendas empresariais (o trabalho no Estado é cheio de picuinhas e perseguições, enquanto na empresa privada há toda a luta por precedência e domínio);

·       PRESSÕES AMBIENTAIS:

1.       Regras e impostos municipais/urbanos;

2.       Limitações estaduais ou provinciais;

3.      Guerras e sócioeconomia nacional;

4.      Problemas mundiais.

                            AS PRESSÕES SOBRE EVARISTE

Évariste Galois
Nasceu nas proximidades de Paris, na aldeia de Bourg la-Reine, onde seu pai era prefeito. Aos 12 anos mostrava pouco interesse por Latim, Grego e Álgebra mas a Geometria de Legendre o fascinava. Aos 16 anos, julgando-se em condições, procurou entrar na Escola Politécnica mas foi recusado por falta de preparo e isto marcou o seu primeiro fracasso. Aos 17 anos escreveu um artigo onde expôs suas descobertas fundamentais entregando-o a Cauchy para que o apresentasse na Academia. Cauchy perdeu seu trabalho e com isto veio o seu segundo fracasso marcante.

                            Em resumo, o que estava acontecendo não diretamente dentro do indivíduo, mas à sua volta?
                            Vitória, segunda-feira, 06 de junho de 2005.

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