sábado, 30 de setembro de 2017


Táticas e Estratégias dos Corruptos

 

                            Os corruptos também evoluem e lutam pela sobrevivência na seleção dos mais aptos. Adotam formas e conceitos novos que os habilitem a deixar frutos no futuro. Não existe um gene biológico da corrupção, mas existem caracteres adquiridos que são transferidos por ensinaprendizado através da linguagem. A Curva do Sino ou de Gauss ou das Distribuições Estatísticas nos diz que os seres racionais vão se distribuir 50/50 também nisso.

                            No Fisco, por exemplo, os colegas que decidiram seguir essa trilha estão entre os que mais multam, os que mais se esforçam e os que mais produzem para o Estado. Os “honestos” são – metade ou mais -relaxados, até acreditam que estão fazendo muito em serem assim: não querem trabalhar, dizendo que não se sentem bem no meio dos corruptos.

                            Genericamente os corruptos transferem as propriedades indevidamente adquiridas à esposa, aos filhos, aos parentes e até aos desconhecidos (de que pegam, ouvi dizer, promissórias e outros documentos; ou ameaçam francamente de morte). Mandam dinheiro para as ilhas Caymann, para as Bahamas, para a Suíça, para o Uruguai, para todo paraíso fiscal.

                            Suponho que hajam mil modos de disfarçar. Seria interessante perseguir esses trejeitos num livro bem bolado (e de bom humor), pesquisado a fundo. De quantos modos os corruptos se protegem? Eles devem ter inventado milhões de modos de proceder a corrupção e seria interessantíssimo conhecer alguns dentre todos os dribles que aprenderam (e ensinaram, porque existe certamente uma Escola de Corrupção – senão ela teria de ser reinventada do zero a cada geração).

                            Vitória, sábado, 04 de junho de 2005.

                           

A CORRUPÇÃO NO BRASIL (uma das maiores e melhores escolas no planeta; como diz Luís Fernando Veríssimo: “Se há corruptos em Brasília? Vem corruptos da Babilônia fazer estágio”. Devem vir mesmo corruptos do mundo inteiro fazer estágio aqui). Pior que o Brasil só o Espírito Santo, que é o primeiro em tudo de ruim: a Serra é a cidade mais violenta do país, o ES está em primeiro lugar de mulheres espancadas e tudo isso.

Piora a corrupção no Brasil
Estudo realizado pela organização não-governamental Transparência Internacional em 90 países mostra que o nível de corrupção vem aumentando no Brasil. Nos últimos cinco anos, no ranking de 90 nações, o Brasil pulou da 36ª posição, em 1995, para a 49ª neste ano de 2000. A cada ano, desde 1995, a corrupção vem aumentando no Brasil, com o país se distanciando cada vez mais e pulando do 36º para o 40º, 45º, 46º e 49º lugar.
Apolinário Ternes, jornalista e historiador/aternes@netville.com.br
Brasília sedia primeira conferência da OCDE contra corrupção no Brasil
Brasília, 24/09/2004 (MJ) – O combate à corrupção de funcionários públicos em transações comerciais internacionais será tema da primeira conferência da Organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OCDE), que irá analisar o progresso na luta contra a corrupção no Brasil, Argentina, Chile e México. O encontro acontecerá nos dias 27 e 28 de setembro, no auditório Ministro Pereira Lima do Tribunal de Contas da União. A abertura será às 9h. O Brasil foi escolhido para sediar o encontro por ter sido considerado pelo grupo como um país comprometido com a implementação de normas que reprimam, de fato, a corrupção.

A CORRUPÇÃO NO BRASIL ATINGIU O ESTÁGIO DE COMMODITY

ONG: CORRUPÇÃO NO BRASIL É ESTÁVEL
Transparency International divulga índice apontando o país em 45o lugar
MILTON ALVES
SÃO PAULO. O Brasil foi beneficiado pela mudança nos critérios de cálculo do nível de corrupção. A organização não governamental Transparency International, com sede na Alemanha, divulgou ontem seu índice de Percepção de Corrupção ÇPC). No ano passado, eram 85 países e o Brasil ocupou o 46o lugar. Este ano o número subiu para 99 e a posição ficou praticamente inalterada (45o), porque os incluídos são mais corruptos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário