Velocicorredor
ORIGINALMENTE
ASSIM (só que com
o pegador ao contrário das rodas, o pisador mais alto, para a pessoa subir; e
com um motor adiante, com potência relativamente grande, de levar a pessoa e
pesos. Empunhadura mais baixa, ao nível das mãos arriadas ou do peito)
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No MCES (Modelo da Caverna para a
Expansão dos Sapiens) podemos ver nitidamente que as mulheres (fêmeas e
pseudomachos) ficavam em casa, enquanto os homens (machos e pseudofêmeas) saíam
às vezes grandes distâncias. Guerreiros são por natureza truculentos (homem =
EMPURRÃO, na Rede Cognata), duros (embora haja todo tipo de brutalidade na
Curva do Sino), pois se trata do enfrentamento sem trégua. Aquelas coisas
miúdas que estão sendo oferecidas parecem coisa de criança ou de boiola.
ISSO (só que com uma cuba na frente, moto
mais potente, capaz de percorrer grandes distâncias relativas a velocidade três
a seis vezes – 18 a 36 km/h – a velocidade humana de caminhar). Chama-se
SEGWAY.
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ESSA
COISA NÃO É CONFIÁVEL PARA O GUERREIRO (parece frágil e que vai cair para frente a qualquer
momento; não dá idéia de enfrentamento, não vai emplacar). Deram o nome de
SEGWAY, do inglês, talvez venha de SEG, segment, segmento, pedaço, e de WAY,
estrada, caminho.
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NÃO
PERMITE LEVAR PESOS
(do que os idosos mais necessitariam)
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UMA JÁ MAIS EVOLUÍDA
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E A EVOLUÇÃO FINAL
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PARA CARREGAR PASTAS
E COMPRAS
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PARA POLICIAMENTO E
TUDO
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A
MARCA DA EMPRESA
(muito compacta e bela)
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ONDE ESTÁ INSTALADA
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ELA QUASE CONSEGUIU VER (a idéia de GRANDE MUNDO num espaço bem
pequenino)
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VAI CAMINHANDO (mas não chega ao ponto)
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Enfim, faltou-lhes alguma coisa, a
idéia PRECISA que o modelo proporcionou de que o mundo continuará crescendo exponencialmente
PARA DENTRO e para fora.
Depois dos dois choques do petróleo de
1973 e 1979 os carros reduziram de seis ou sete metros para dois ou três,
passando a ser chamados “compactos” (e quase destruindo a indústria
automobilística americana, que demorou mais de uma década a reagir; a européia
foi mais ligeira e se associou logo aos japoneses – por si só essa fraqueza
americana é ilustrativa), nome que foi esquecido, porque agora só existem eles.
Mas os carros ainda são coisas de uma tonelada, uma tonelada e meia ou mais
levando em geral uma pessoa de 70 kg, relação de 20/1, enorme desperdício de
matéria e de energia, dificuldade de estacionamento, muitos acidentes.
O
MUNDO MUDOU (é
esse o anúncio permanente: a mudança)
·
Há
muito mais gente no mesmo espaço ou em espaço menor;
·
A
quantidade de prédios, casas, locais multiplica geometricamente;
·
As
pessoas em geral não precisam viajar grandes distâncias, nem imprimir grandes
velocidades, nem carregar grandes volumes ou pesos;
·
Tudo
diminuiu e aumentou ao mesmo tempo.
Assim, precisamos nos virar para os
veículos pequenos de todo tipo: caminhões (veja os projetos daqueles de ¼ e ½),
carros, motos, segway’s, walkmachines, triciclos, carros de um só passageiro
(ou dois) e assim por diante.
Precisamos primeiro colocar uma
concessionária e depois uma fábrica, venha o dinheiro de onde vier.
Vitória, segunda-feira, 23 de maio de
2005.
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