sexta-feira, 29 de setembro de 2017


A Riqueza do Google e Outros Futuros que Não Foram Prometidos

 

                            Quando olhei faz alguns meses eram “apenas” 4,5 bilhões de páginas; até agora foram somados outros 3,5 bilhões. Quanto às imagens passam agora de um bilhão (mesmo se descontarmos que fazem parte dos artigos; e a própria existência dessa vertente levará as pessoas a criarem páginas só de imagens).

                            PALAVRAS E IMAGENS

©2005 Google - Pesquisando 8.058.044.651 páginas na Web
©2005 Google - Pesquisando 1.187.630.000 imagens

                            Agora eles estão se espalhando, o que é bom para o mundo (como a Microsoft foi boa, também; no início a maioria das coisas é – é porisso que se firma perante os outros e o passado).

                            O resultado geral é uma riqueza não-prometida e inesperada (e muito positiva).

                            Vitória, domingo, 05 de junho de 2005.

                           

O FENÔMENO GOOGLE

Com o crescimento do espaço Web - as bilhões de páginas em milhões de sítios, que constituem uma parte do atual acervo de conhecimento humano - tornou-se imprescindível o uso de ferramentas de busca para permitir localizar as informações que precisamos. Alguns sítios de dedicam a fornecer estas ferramentas e entre eles o do Google (www.google.com) é o líder deste setor. Antes do Google, eu usava Altavista (www.altavista.com), mas aprendi rapidamente que não eram iguais todos os sítios de buscas, e mudei.

MAS SURGEM PROTESTOS

Editoras protestam contra Google Print
Quarta-feira, 25 de maio de 2005 - 14h53
SÃO PAULO - A Associação de Editoras Universitárias dos EUA, que representa 125 editoras, divulgou uma carta protestando contra o Google Print. O projeto vai violar normas de direitos autorais, acusa a organização.
Carlos Chernij, do Plantão INFO
27/08/2004
Indústria especula: para onde Google vai? De mansinho no início, o Google hoje dá sinais ambiciosos de que corre por fora para competir com gigantes como Microsoft, Yahoo e AOL, apoiado em agilidade e capacidade de surpreender.
Paulo Rebêlo
29/06/2004 17:18
Google Wars
Uma vidência ranzinza sobre GMail, Orkut e toda a excessiva popularidade da marca.
Ainda considero difícil de entender como o Google Mail (GMail) tornou-se tão popular, por qualquer outro motivo que não seja a extensa simpatia pela marca. Simpatia cuja abrangência se encontra em queda-livre entre os defensores mais ferrenhos da privacidade e outros entusiastas da rede.
Google desenvolve projeto de navegador pessoal
Postado em Sexta, setembro 24 @ BRT por javatux
A Google está desenvolvendo o projeto de um navegador. Para isso, a empresa contratou pessoal da Microsoft e da Sun. Joshua Bloch, desenvolvedor de Java sênior da Sun e quatro outros responsáveis pelo Internet Explorer da Microsoft se juntaram à Google nas últimas semanas. Um dos quatro, Adam Bosworth, também foi desenvolvedor do Access.

                            SERVIÇOS DO GOOGLE

Correio Eletrônico
GOOGLE AMPLIA ACESSO AO GMAIL
16/03/2005
O Google abriu seu serviço de e-mail Gmail Web na segunda-feira (14/03) para vários usuários que visitavam a página principal do buscador (Google.com). Escolhidos aleatoriamente, os internautas recebiam uma oferta para ter a caixa postal.
Mapas
Mapa do Google
O serviço de buscas Google, que a cada dia se aproxima mais de uma empresa de mídia global, lançou na semana passada um novo produto: Google Maps. Nesse serviço o internauta pode buscar endereços e localizações nos Estados Unidos a partir de palavras-chaves. O Google fornece também, passo a passo, o caminho a ser percorrido de um determinado ponto de partida e a busca pode ser feita por temas genéricos.
Mensageiro
Sandra Pecis:
 
Google no desktop
O Google lançou, na semana passada, a sua tão anunciada ferramenta de busca no computador. O software permite ao usuário encontrar e-mails, documentos, páginas no histórico do Internet Explorer e até conversas do AOL Instant Messenger, entre outros arquivos. Para baixá-lo gratuitamente, vá ao endereço desktop.google.com.

Navegador
Terça, 26 de abril de 2005, 09h55
Google pode lançar navegador.
Tarcila Broder
Novas especulações sobre o navegador do Google surgiram na semana passada. O SiliconValleyWatcher publicou suas estatísticas de acesso, que mostram que alguns poucos usuários estão visitando o site com um browser identificado como "Google 0.X".
Até agora, esse é o sinal mais claro de que a empresa está mesmo interessada em entrar no mercado dominado pelo Internet Explorer, da Microsoft. Apesar de ter registrado, no ano passado, o domínio gbrowser.com e de ter contratado desenvolvedores do Firefox, o Google nega que estaria desenvolvendo um navegador.
Prancheta Eletrônica
Empresa lança série de pranchetas eletrônicas
 
Adesso, fabricante e distribuidora norte-americana de gadgets e equipamentos, lançou uma nova família de tablet PCs com canetinha. É a série CyberTablet, com três modelos sem fio que trazem uma combinação poderosa entre a caneta sensível à pressão, a prancheta eletrônica propriamente dita e uma suíte de programas de produtividade.
Telefonia
Google poderá oferecer telefonia IP gratuita
 

Primeiro, ele tornou-se o principal buscador da Internet. A seguir, ofereceu contas de correio eletrônico gratuitas com 1 Gb de espaço disponível. Agora, o Google tem planos de oferecer chamadas telefônicas gratuitas via Internet. De acordo com a publicação britânica The Times, a telefonia IP passará a ser um dos serviços mais atrativos da gama de utilidades oferecida pela companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário