terça-feira, 26 de setembro de 2017


A Infância da Humanidade no Baikal

 

ESTE LAGO DE 31,5 MIL KM2 E 650 X 90 KM (com até 1,6 km de profundidade). Propus que tenha sido formada nele a nossa espécie dos cro-magnons sapiens; dizem os cientistas que foi entre 80 e 70 mil anos, mas não onde.


Tanto no caso dos compridinhos do Vale da Grande Greta (que emoção!) na África quanto no compridinho da Ásia, o Lago Baikal acima desenhado nos mapas, devemos pensar naquele caso como o jardim de infância dos neanderthais e neste presumivelmente o jardim de infância dos cro-magnons.

Onde viveram nossos parentes? Como se divertiam as crianças? Pois as crianças se divertem hoje semelhantemente a como se divertiam no passado, quer dizer, o passado criou expectativas, costumes, procedimentos-padrão que vem se repetindo para velhos, para maduros, para jovens, para crianças. Que brincadeiras (os seres humanos são caracterizados inclusive pela grande quantidade delas na infância) praticavam aqueles lá? Será que procurando nas margens (tanto as recentes quanto as páleo-margens) do Vitória, do Edward, do Tanganica, do Turcana, do Albert e dos outros todos na África desde 200 mil anos e do Baikal e outros na Ásia durante a Glaciação de Wisconsin (de 115 a 10 mil anos), em particular desde a formação dos cro-magnons a partir de 80-70 mil anos acharemos qualquer coisa de relevante?

Veja, todos os jardins de infância nasceram nesses lugares, porque certamente havia crianças; havia a vivacidade delas; havia necessidade das mães se libertarem da vigilância constante sobre os desmamados (o que ficava entregue às inférteis, aos pseudomachos, aos anões e às anãs, aos velhos e às velhas, aos guerreiros doentes em processo de cura, aos aleijados). Então, nesses lugares devem existir NECESSARIAMENTE muitos brinquedos primitivos, centenas e até centenas de milhares deles, dentre os que sobreviveram.

Seria formidável poder reconstituir a infância da raça, da espécie humana: que gêneros de brinquedos eram esses?

Vitória, sexta-feira, 27 de maio de 2005.

 

A INFÂNCIA DO JARDIM FOI MAIS PARA TRÁS

1852: Morre criador do jardim de infância
Há exatos 150 anos, no dia 21 de junho de 1852, faleceu o pedagogo alemão Friedrich Wilhelm August Fröbel, o idealizador e fundador do primeiro "Kindergarten" (jardim de infância) do mundo.
As crianças são o gérmen da humanidade e necessitam, desde pequeninas, da proteção e dos cuidados como em um jardim, por isso o nome Kindergarten. A expressão se impôs em todo o mundo, inclusive no inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário