quarta-feira, 27 de setembro de 2017


A Mentira da Verdade Através de seu Oposto

 

Peguei de um sítio em português de Portugal o anexo (A Verdade da Mentira) e a partir dele imaginei o título, que é contrário-complementar: quer dizer, se há verdade na mentira é útil mostrar as mentiras da suposta verdade (que foi o método usado por todos os fabulistas e alegoristas, inclusive Jesus).

Tenho grande paixão por essas fábulas, conheço grande parte delas, minha infância foi recheada de livros de contos, inclusive os de fadas, que li às centenas.

Ainda há grande margem para a retomada dessa tecnarte, não apenas mostrando os antigos contos e os antigos contos adaptados ao presente, como imaginando para estes novos contos. As editoras deveriam estimular isso para retratar a política e os políticos, a quem essas fábulas sempre caem como luvas.

Vitória, quinta-feira, 26 de maio de 2005.

 

FÁBULAS, ALEGORIAS E OUTRAS VERDADES 0CULTADAS E CONTADORES DE ESTÓRIAS DE ESOPO

 

FÁBULAS DE ESOPO
Jean de La Fontaine     Adaptação: Lúcia Tulchinski
Editora: Scipione   ISBN 8526234684
Resenha
Adaptação em português, para o público infantil, do clássico da literatura universal, com linguagem acessível e primorosa programação visual.

Esopo (+/- 620 a. C.)

Fabulista grego, nascido pelo ano de 620 a. C. Tornou-se célebre por suas fábulas, chegando a ser conhecido em todas as literaturas.
Segundo o historiador Heródoto, Esopo teria nascido na Frígia e trabalhava como escravo numa casa.
Si Ud. desea copiar alguna de estas páginas Web (Fábulas Clásicas), en su forma integral de texto con sus gráficos y música, para usarla en otra publicación Web, lo permitimos, siempre que se indique visiblemente que ha sido tomada con autorización de edyd.com, agregando su respectivo link a este sitio.
FÁBULAS DE ESOPO (Aesopus, Aisõpus- 600 a.C)
A sua existência é semilendária; geralmente, consideram-no como frígio. Era feio, gago, corcunda, mas dum espírito engenhoso. Primitivamente escravo, foi liberto pelo último dos seus senhores, Xanto.

2. LA FONTAINE

Jean de La Fontaine nasceu em Château-Thierry a 13 de julho de 1621 e morreu em Paris a 13 de abril de 1695.
De uma importante família da província de onde nasceu, La Fontaine entrou no seminário em 1641, mas logo perdeu o interesse pela carreira religiosa, abandonando-a no ano seguinte.

FÁBULAS DE LA FONTAINE
Marc Chagal
Tradução de Mário Laranjeira

ANDERSEN

Hans Christian Andersen (1805-1875)

Célebre poeta e novelista dinamarquês, nascido em 2 de abril de 1805. Era pobre, meio desajeitado e alto demais para sua idade quando criança. Há a hipótese de que, ao escrever "O patinho feio", o autor tenha se inspirado em sua própria infância.
Festejos para Hans Andersen, mágico dos contos de fada - Jornal do Commercio (AM) - 01/04/2005
A Dinamarca celebrará com grande pompa amanhã o bicentenário de nascimento de Hans Christian Andersen, o famoso escritor de histórias infantis que foi homenageado no enredo deste ano da escola de samba carioca Imperatriz Leopoldinense.

                            IRMÃOS GRIMM

Irmãos Grimm
Contos de fadas para o lar e as crianças (Kinder- und Hausmärchen)
Segue-se a lista completa dos 200 contos de fadas e 10 lendas infantis que compõem o livro Contos de fadas para o lar e as crianças, publicado pelos Irmãos Grimm.

Irmãos Grimm: Jacob e Wilhelm (entre 1785 e 1863)

Inseridos num contexto histórico alemão de resistência às conquistas napoleônicas; os Irmãos Grimm recolhem, diretamente da memória popular, as antigas narrativas, lendas ou sagas germânicas, conservadas por tradição oral.

                            MONTEIRO LOBATO

MONTEIRO LOBATO
"Um país se faz com homens e livros” ·
Monteiro Lobato
José Bento Monteiro Lobato nasceu a 18 de abril de 1882 —mas jurava de pé junto ter nascido em 1884— na cidade de Taubaté.

Nenhum comentário:

Postar um comentário