sexta-feira, 8 de setembro de 2017


Introdução Capitular Detalhada

 

                            No Livro 111, artigo Introduções, Gabriel sugeriu uma introdução por capítulo e depois ele reclamou providências específicas, mais detalhadas, sobre tais assuntos.

                            O que esperaríamos saber sobre o desconhecido, o capítulo que está sendo posto? Resumo do que foi visto até antes do próximo, aquilo que é julgado sabido; resumo do que virá, aquilo que se pretende abordar ali; linha geral do livro e outros detalhes.

O QUE PEDE ENQUADRAMENTO NO MODELO (sempre em cinco partes) – quadro frontal do enquadramento introdutório

ESPECÍFICO: resumo da matéria que sendo tratada antes deste, e neste
Bibliografia (ligação com o universo do ensinaprendizado)
GERAL: rede de amarração com os demais capítulos
Apêndices pertinentes, adendos, apoios compreensivos
O QUE ESTE LIVRO ESTÁ BUSCANDO? (Qual é seu propósito central?) – nunca perder isso de vista (objetividade, clareza, concisão)

Isso não é tornar o livro muito extenso?

De jeito algum, o ensinaprendizado é muito sério, é a coisa mais séria que há, é a entrega do passado ao presente, para que haja futuro; se isso for feito de mal-jeito o futuro se tornará acanhado, canhestro, acanhado, maligno, tendendo ao fechamento.

O fato é que por mais que tenhamos coletivamente avançado na confecção dos livros didáticos (eu mesmo estou de prova, porque entre os livros que serviram aos meus irmãos mais velhos e os que servem aos meus filhos vai uma grande distância em apenas 30 anos) ainda temos livros insatisfatórios. Podemos avançar MUITO mais.

Gabriel tem razão.
Vitória, quinta-feira, 24 de março de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário