Introdução Capitular
Detalhada
No Livro 111, artigo
Introduções, Gabriel sugeriu uma
introdução por capítulo e depois ele reclamou providências específicas, mais
detalhadas, sobre tais assuntos.
O que esperaríamos
saber sobre o desconhecido, o capítulo que está sendo posto? Resumo do que foi
visto até antes do próximo, aquilo que é julgado sabido; resumo do que virá,
aquilo que se pretende abordar ali; linha geral do livro e outros detalhes.
O
QUE PEDE ENQUADRAMENTO NO MODELO
(sempre em cinco partes) – quadro frontal do enquadramento introdutório
ESPECÍFICO: resumo da matéria que sendo
tratada antes deste, e neste
|
Bibliografia (ligação com o universo
do ensinaprendizado)
|
GERAL: rede de amarração com os
demais capítulos
|
Apêndices pertinentes, adendos, apoios
compreensivos
|
O QUE ESTE LIVRO ESTÁ BUSCANDO? (Qual
é seu propósito central?) – nunca perder isso de vista (objetividade,
clareza, concisão)
|
Isso não é tornar o livro muito
extenso?
De jeito algum, o ensinaprendizado é
muito sério, é a coisa mais séria que há, é a entrega do passado ao presente,
para que haja futuro; se isso for feito de mal-jeito o futuro se tornará acanhado,
canhestro, acanhado, maligno, tendendo ao fechamento.
O fato é que por mais que tenhamos
coletivamente avançado na confecção dos livros didáticos (eu mesmo estou de
prova, porque entre os livros que serviram aos meus irmãos mais velhos e os que
servem aos meus filhos vai uma grande distância em apenas 30 anos) ainda temos
livros insatisfatórios. Podemos avançar MUITO mais.
Gabriel tem razão.
Vitória,
quinta-feira, 24 de março de 2005.
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