quarta-feira, 6 de setembro de 2017


Gastosão ou Os Novos Guerreiros

 

                            Surgiu faz um tempo vinda de não sei onde essa palavra, derivada de “gostosão” (no Aurélio Século XXI: Aum. subst. de gostoso. S. m. 1. Bras.  Gír.  Indivíduo bonito, muito atraente, estimado pelas mulheres. Fem.: gostosona. 2. Bras. RJ Gír.  Designação que era comum a certos ônibus grandes e vistosos), o grande gostoso, o queridinho das mulheres; mas agora, na nova grafia significando quem gasta muito dinheiro para ter acesso a elas, aquele que paga tudo para se sentir e ser chamado de “gostosão”, o supermacho.

Claro, o Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens está mostrando nitidamente que os guerreiros eram muito apreciados, nem que fosse por serem apenas 10 ou 20 % de todos, relação de ¼ ou 1/9; mas acima de tudo eram apreciados os que voltavam das batalhas com demonstrações de coragem ou trazendo grande quantidade de proteínas, com ou sem feridas e cicatrizes, tudo isso tendo ficado profundamente gravado em nossas psiques como dependência molecular, necessitando-se constantemente de reafirmação seja real seja simbólica diante do perigo. Evidentemente há poucas guerras a travar agora, de forma que tudo foi transferido.

MECANISMO DE TRANSFERÊNCIA

·       Para os negócios: liderança na economia/produção ou na sociologia/organização (políticos do Legislativo, governantes do Executivo, juízes do Judiciário, empresários);

·       Para os esportes (são centenas, hoje, com ginásios poliesportivos espalhados em cada comunidade; ou academias de ginástica, o novo centro preparatório dos novos guerreiros).

Como não há mais bisões e mamutes a trazer, atualmente são mostradas contas, jóias, barras de ouro, ações, carros, tudo que é ostentação do guerreiro gastosão pós-contemporâneo. Nos restaurantes, nos bares, nos clubes, nos estádios, em toda parte os gastosões irão apresentar suas carteiras recheadas de veados, jacarés, leões, mamutes e bisões.

OS NEGÓCIOS DE ANTIGAMENTE

Caça, atividade que se realiza com uma arma ou outros equipamentos para conseguir alimentos ou como esporte. Há dois tipos básicos de caça: a que tem como elemento central uma matilha de cães adestrados, acompanhados por seguidores a pé ou montados, e a que se realiza de forma individual com uma arma (rifle ou escopeta), com ou sem a ajuda de cães.
Guerra, no âmbito jurídico, define-se como conflito armado entre dois ou mais Estados, denominados beligerantes, que tem por finalidade fazer valer determinado objetivo, utilizando meios que o Direito internacional público reconhece e regula (Direito de guerra). Também engloba aqueles conflitos que afetam grupos distintos dentro de um mesmo país. Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

É claro, hoje os homens se exibem de outros modos, pois a necessidade disso está profundamente gravada: mostramos carteiras, em vez de trazer nas costas a carne sangrenta dos animais abatidos. Tudo não passa de exibição para as mulheres, não é mais que o velho recurso de atrair fêmeas para procriação com oferta de caça. Os tecnocientistas deveriam pesquisar sobre isso, lançar largo olhar sobre a realidade de nossos dias, lançando livros sobre o tema, porque interessa demais à políticadministração, aos governempresas, às pessoambientes.

Vitória, domingo, 20 de março de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário