quarta-feira, 6 de setembro de 2017


Introduções

 

                            Gabriel, que tem a mente capaz de sínteses formidáveis, deu essa idéia que pode ajudar muito.

                            INTRODUÇÃO CAPITULAR

NO AURÉLIO SÉCULO XXI: 5.Artigo, estudo, e principalmente livro, que serve de preparação para o estudo de uma matéria.
Na idéia dele cada capítulo deveria ter uma introdução somente sua, expondo tudo que se vai falar ali. Não bastaria a introdução geral, que dá acesso a todo o livro de forma muito resumida; seria preciso indicar capitularmente os desdobramentos.
Podemos também pensar que cada capítulo deveria estar unido à introdução geral ou intróito e à conclusão, com encadeamento dado por alguém externo ao texto que não tivesse os vícios de observação do autor em relação à sua própria obra, ou seja, que fosse indicação de profissionais.
Até podemos ir à condição em que se estabeleçam grupos-tarefa ou ad hoc para pesquisar & desenvolver teórica & praticamente toda uma filosofia de compactação das informações em introduções que sirva como um guia geral, com as páginas iniciais dos capítulos em cores diferentes sendo facilmente acessadas.

Ou seja, podemos ver nessa idéia dele uma indicação precisa de que os livros são, na sua forma atual, insuficientemente trabalhados, e que podem ser muito melhorados por uma abordagem mais detalhista e profissional do potencial de transferência, didática ou não, de informações.

Vitória, terça-feira, 15 de março de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário