segunda-feira, 3 de julho de 2017


Tabelas, Réguas de Cálculo e o Que Devemos à Coletividade

 

                            ALGO NA Internet (COMPACTADO)

Um pouco da História dos Logaritmos
Os logaritmos, como instrumento de cálculo, surgiram para realizar simplificações, uma vez que transformam multiplicações e divisões nas operações mais simples de soma e subtração. Napier foi um dos que impulsionaram fortemente seu desenvolvimento, perto do início do século XVII. Ele é considerado o inventor dos logaritmos, muito embora outros matemáticos da época também tenham trabalhado com ele.

                            Comprei dos soviéticos (quando a URSS ainda existia) edição em português, através da Livraria Logos em Vitória, o livro de I. Bronstein e K. Semendiaev, Manual de Matemática para Engenheiros e Estudantes, 2ª edição, Moscou, Mir, 1984, onde constam centenas de tabelas duramente calculadas com réguas de cálculos que as crianças, os adolescentes e os jovens adultos não sabem mais como funcionam. É com base em logaritmos, como está posto acima no artigo da Internet.

                            A gente não faz mesmo idéia de quanto custou em tempo e cansaço calcular e recalcular para colocar com precisão, sem erro, cada casa decimal, pois qualquer vacilo poderia levar a imprecisões nos cálculos de engenharia e a desastres. Assim, dias e anos seguidos levaram eles e outros como eles para fazer com quatro casas decimais isso que as calculadoras mais simples de hoje podem fazer com oito ou dez em segundos ou frações disso e os computadores com quantas quisermos em milionésimos de segundo.

                            Tais tarefas estão tão perto de nós quanto pouco antes de 1979, quando da primeira tradução para o português da edição russa do livro. A gente nem faz idéia da trabalheira que foi para aqueles que estavam nas décadas mais recuadas sustentar o mundo. Um livro deveria ser feito abordando o assunto.

                            Vitória, terça-feira, 06 de julho de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário