Páleo-Turismo
Um momento muito bom
é prometido com a junção da tecnociência - especialmente da geologia, da
paleontologia, da arqueologia e da antropologia – com a computação gráfica
(CG); caso da TC modelação computacional (MC) dirigida aos seus fins específicos.
Por exemplo,
consulte o artigo do Livro 84, Os
Crátons que Foram para o Oeste e os Páleo-Lagos e Páleo-Rios que Nunca Mais
Foram Vistos, e neste Livro 85 Visitando
Todos os Páleo-Lugares e Páleo-Tempos, para visualizar as oportunidades de
construção, especialmente em 3DRV (3D, três dimensões, e RV, Realidade Virtual).
Passear pelo “mundo antigo”, quer dizer, pelas nossas idéias falhas de como
eram os antigos cenários, os páleo-cenários, seria ótimo, assim como se fosse
um SIM’s. Seria excepcional poder ver do solo, da água, de pouca altura, de
muito alto as conformações, conforme elas fossem passando, talvez cada quadro
valendo 10 anos (como há num filme 24 quadros/segundo e 3,6 mil segundos numa
hora num segundo passariam 240 anos, numa hora de exposição 864 mil anos; se
fosse aumentada a relação para 100 anos, 8,64 milhões de anos; se para 1.000
anos, 86,4 milhões de anos, num documentário de uma hora valendo por toda a
evolução dos últimos 70 milhões de anos). Com os tais óculos 3DRV se poderia
passear pelos cenários, com o computador ensinando sobre as páleo-vidas e os
páleo-acidentes geográficos. Em resumo, seria muito bonito. Continentes se
levantariam ou afundariam, as cordilheiras se mostrariam, os lagos antigos, as
fozes antigas (comparadas com as novas) poderiam ser tremendamente
ilustrativas. Idealmente poderíamos ter o Globo Geológico mudando sob nossas
vistas, em programáquinas dedicadas ou cativas ou não. As pessoas iriam às
salas de exposição passear nos tempos antigos, inclusive de outros planetas,
quando conhecidos, ou do sistema solar em formação, toda uma série de diversões
muito novas e muito elegantes.
A adesão das pessoas
aos programas de prospecção daquelas quatro profissões seria instantânea e
total, exigindo-se dos governos muito maiores verbas na fase inicial, até que
os garotos e as meninas chegassem à idade adulta e ao poder de orientarem eles
e elas mesmas os recursos para as buscas.
Vitória,
quinta-feira, 24 de junho de 2004.
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