sexta-feira, 7 de julho de 2017


Os Instrumentos do Guerreiro

 

                            O que se deve dar de presente aos homens e o que não?

                            Já abordei algo, mas agora vamos nos prender às meias e às gravatas. No Modelo da Caverna os homens (machos e pseudofêmeas) são caçadores, ao passo que as mulheres (fêmeas e pseudomachos) são coletoras. Presentes bons para as mulheres são aqueles que as tornam desejáveis (adquirindo com eles precedência nos depósitos de esperma) ou aumentam sua capacidade de coleta (o que significaria alimentar maior número de filhos e conseguir maior quantidade e qualidade de futuro), por exemplo, bolsas.

                            Dar meias aos homens é afeminá-los, emasculá-los, retê-los no lar, domesticá-los – uma ofensa grave ao guerreiro chamá-lo à impotência. Por outro lado, dar gravatas, que são nitidamente falos simbólicos, é dizer que eles não conseguem cumprir seu “dever” de fazer os depósitos, ou seja, que são insuficientes quanto ao futuro, que não o alcançarão porque não têm pênis (que está sendo substituído pela gravata). É dizer DE PÚBLICO que o homem é incompetente como tal. Já as mulheres (nem pensar um homem dar gravata a outro; gravatas são objetos íntimos, embora não pareçam) fazerem isso é ruim, mas torna-se chacota ou avacalhação insuportável as crianças o fazerem, sinal de que a história saiu do lar, tornou-se conhecida de todos. E se uma mulher de fora o fizesse significaria que a esposa contou, que partilhou conhecimentos de foro íntimo.

                            Para os homens os presentes ideais são os instrumentalizadores da caça. Antigamente uma lança teria sido apropriada ou um arco com carcaz de flechas ou uma biga de corrida ou algo relativo a predação. Hoje em dia, como já disse, caixas de ferramentas, máquinas de calcular, lentes de aumento, máquinas fotográficas, livros, tudo que amplia a capacidade dos homens de caçar e suprir o crescimento familiar, de proporcionar mais e melhor futuro ao ninho-dependente. Canetas, computadores, carros (são os cavalos, que permitem ir mais longe mais depressa) e tudo que amplia os sentidos, tudo que reforça o corpo, tudo que protege na predação (ações de empresas seriam presentes para as mulheres, o modo de conseguí-las para os homens), tudo que torna o macho maior, mais temível, mais produtivo.

                            Objetos que sugerem contenção ou insuficiência do guerreiro, tudo que o enfraqueça serão detestados.
                            Vitória, quinta-feira, 22 de julho de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário