sábado, 1 de julho de 2017


Novo Euclides

 

A GEOMETRIA DE EUCLIDES (elementos do reitor da Escola de Alexandria) – Internet compactada. Site na Internet

DOS SEIS PRIMEIROS LIVROS, DO UNDECIMO E DUODECIMO
DA VERSÃO LATINA DE
FREDERICO COMMANDINO
 
COIMBRA
Imprensa da Universidade.
1855.
Com Previlegio Real.
OCR, Scans, HTML Design e Artwork de César Páris & Adriano Esteves
euclid12.jpg (66713 bytes)    
Os Elementos são - a seguir à Bíblia - provavelmente, o livro mais reproduzido e estudado na história do mundo ocidental. Foi o texto mais influente de todos os tempos, tão marcante que os sucessores de Euclides o chamavam de "elementador". Esta obra é considerada um dos maiores best-sellers de sempre.
euclid2.jpg (22601 bytes)

EUCLIDES DA GEOMETRIA (Barsa digital 1999)

O espaço euclidiano, imutável, simétrico e geométrico, metáfora do saber na antiguidade clássica, manteve-se incólume no pensamento matemático medieval e renascentista. Somente nos tempos modernos puderam ser construídos modelos de geometrias não-euclidianas. ©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.

Enquanto compilador em si mesmo Euclides foi apenas um funil por onde escorreu o conhecimento do seu tempo. Porém o sistematizador não é somente isso, nem de longe, porque ele deve dominar o que faz; não é uma simples colagem, pedaços rasgados de tecido cuja única ordem é, digamos, a de serem todos quadrados ou retângulos, como numa colcha. Pelo contrário, ele deve entender profundamente do que está falando. Ademais, deve compactar tudo e oferecer de um modo agradável, perfeitamente lógico, fácil de acessar, como que numa apostilha, com tudo ordenadinho. Não é à toa que Euclides foi chamado de “elementador” (na Rede Cognata, CENTRADOR, o que produz centro, absoluto, convergência total).

Precisamos de um novo Euclides em nossos tempos, pois dizem que 100 mil teoremas de Matemática estão surgindo por ano e se ninguém dá um jeito a maioria nem saberá do que se está falando, até que surja a super-MICA (memória, inteligência e controle artificial), capaz de varrer tudo e colocar em ordem. Enquanto isso precisamos de um novo Bourbaki.

BOURBAKI (na Barsa digital 1999)

Bourbaki, Nicolas - Não se sabe com certeza como surgiu o nome Bourbaki. Acredita-se que se trate de uma homenagem ao general francês Charles-Denis Sauter Bourbaki, figura de certo destaque na guerra franco-prussiana. ©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário