domingo, 3 de setembro de 2017


Uma Queda Modelada nos Gelos

 

                            Como estamos raciocinando cada vez mais, as flechas (cometas e meteoritos) são importantíssimas. Caem em toda parte, 2/3 nos oceanos e 1/3 em terra – o meteorito cair no limite entre ambos é bem mais raro, mas uma dessas aconteceu logo no Iucatã, México, há 65 milhões de anos. Dado que a Antártica tem uns 14 milhões de km2, o Ártico outros 14 milhões (nem tudo gelado), a Groenlândia mais 2,2 milhões de km2 e os outros gelos não vão muito longe. Em conjunto pouco mais de 30 em 170 milhões de km2 de terras emersas. A chance, então, é de (30/170 x 1/3 =) 5 % de cair nos gelos ou pouco mais que isso (os tecnocientistas calcularão melhor). Portanto, dos 140 grandes que pelas minhas contas talvez tenham caído desde 3,8 bilhões de anos atrás, 1/20 ou 7 devem ter caído nos gelos; a chance de descobrirmos é mínima, até porque a Antártica só está gelada como agora desde 30 milhões de anos – antes os gelos ficavam em outros lugares.

                            Devemos modelar em computadores.

                            É da maior importância saber o que aconteceria (ou aconteceu) com uma queda forte e devastadora nos gelos, porque a situação é muito especial: primeiro sobe o gelo ainda frio, depois água gelada, a seguir água quente e por fim vapor, só que tudo em grande volume, como se tivesse caído no mar, porém pior, na minha concepção.

                            É preciso modelar o quanto antes.

                            Vitória, quarta-feira, 23 de fevereiro de 2005.

                             

                            A ANTÁRTICA

Antártida, o quarto maior continente do mundo, situa-se quase totalmente no sul do Círculo Polar Antártico, que rodeia o pólo Sul. Sua forma é circular, com um braço comprido?

O ÁRTICO

Ártico, Oceano Glacial, massa de água que constitui o menor dos quatro oceanos do mundo, ou braço, rodeado de terra, do oceano Atlântico. O oceano Ártico se estende ao sul do pólo Norte até as costas da Europa, Ásia e América do Norte.

A GROENLÂNDIA

Groenlândia, ilha pertencente à Dinamarca, situada entre o Atlântico Norte e o oceano Glacial Ártico. A capital é Nuuk. Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário