quarta-feira, 6 de setembro de 2017


Os Círculos de Jericó e a Construção do Mundo

 

QUANDO DIZEMOS “CÍRCULO” NO MODELO (relativamente à Bandeira Elementar, por exemplo)

·       Círculo de ar;

·       Círculo de água (donde Jericó trazia água potável, dado que o mar era morto? Há fontes por perto, nas encostas do mar muito salino? Beber água salgada eles não iriam);

·       Círculo de terra/solo (sem falar em solo para moradia):

1.       Solo para agropecuária e solo para extrativismo;

2.       Solo para indústrias (provavelmente fazer tijolos, coisas assim);

3.      Solo para comércio;

4.      Solo para serviços;

5.      Solo para bancos;

·       Círculo de fogo/energia (donde tiravam a energia de subsistência: eólica, biomassa, betume, o quê?);

·       Círculo da Vida (de que fungos, plantas, animais se alimentavam?):

·       Círculo da Vida-racional (quais eram as cavernas, as pós-cavernas, as pré-cidades das redondezas?).

Você sabe que isso nos interessa de perto, porque tudo que eles fizeram refletiu nas cidades que foram inventadas logo em seguida, nos milênios posteriores; Jericó foi um modelo para o mundo, tanto para o sim da repetição quanto para o não da mudança, e tudo que foi tentado depois de certo e de errado tem Jericó como origem, porisso urge estudar Jericó muito mais, com muito maior penetração (em todos os sentidos), muito maior profundidade tanto na vertical quanto na horizontal, traçando circunferências e círculos concêntricos que se espraiem dezenas e até centenas de quilômetros em volta, porque tudo que eles fizeram ficou gravado profundamente em nossas consciências. Ainda estamos tentando com ligeiras variações as mesmas coisas que foram começadas lá.

Pela posição da cidade no mapa, ela devia ficar na encosta, dando para o mar interior lá embaixo, uma vista muito bonita; ou ficava na borda como cidade lacustre ou as duas coisas.

Vitória, domingo, 13 de março de 2005.

 

NOTÍCIAS DE JERICÓ NA ENCARTA             

Existem nas cercanias da cidade ruínas de grande valor arqueológico, compostas por uma dupla muralha muito sinuosa, de uma cultura do mesolítico que ali se estabeleceu por volta de 9000 a.C.

                            MAPA DA ANTIGA JERICÓ


MAS LÁ NADA EXISTIA HÁ 11 MIL ANOS (nem em lugar nenhum do mundo, pois foi, segundo os tecnocientistas, a primeira cidade, do que duvido) – nas encostas de um Mar Morto, mortinho da Silva; então o Mar era maior que agora e devia ir até a cidade nascente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário