quarta-feira, 6 de setembro de 2017


Os Dois Lados nas 5.500 Guerras

 

                            Escrevi 5,5 mil artigos nos 110 livros que já foram terminados.

                            Como na Rede Cognata publicar = ENFRENTAR = PROTEGER = ENTREGAR = POLÍTICA e várias outras traduções, podemos contar que serão pelo menos 5,5 mil guerras, descontando o fato de várias centenas de textos terem aglomerado em volta de certos atratores (Modelo da Caverna para a Expansão dos Sapiens, Teoria dos Lobatos, Teoria das Flechas, Teoria das Lagoonas, Balde Cosmogônico, Teoria das Panelonas e assim por diante).

                            Agora, da dialética, do TAO e do modelo nós sabemos dos pares polares opostos/complementares, inclusive do par paz/guerra, de modo que 50/50 nos grandes números devemos esperar a distribuição exemplar da Curva do Sino, de Gauss ou das Distribuições Estatísticas: haverá polarização como houve em tudo e os dois lados - mirando o mesmo objeto - verão, como na esfera, que tem no redesenho partido duas hemisferas, oposições perfeitamente legítimas e extrairão conclusões opostas que os levarão a enfrentamentos. Assim, no decorrer das décadas e dos séculos do porvir, se tanto durar, os choques ocorrerão. Se sabemos de antemão que sim, porque afinal de contas começamos? A velha questão de porque as mulheres limpam a casa, se todo dia vai sujar? Ora, é porque a sujeira virá depois, de modo que sempre estamos vivendo em algo limpo, mercê da renovação do esforço. Fazemos as coisas porque decorre algo de bom – é o que esperamos. À guerra das frações sucederá a paz e elas terão aprendido algo a respeito do modelo e de si mesmas.

                            Além disso, é claro, esses 5,5 conflitos significam no fundo que os (e as) leitores (as) embaterão contra mim. Haja saco para enfrentar 5,5 mil conflitos! Que fazer? Como poderemos prosseguir - como disse Ciro Gomes - sem ferir os conflitos? Não é possível. Assim, pois, que haja o enfrentamento de uma vez.

                            O que não tem remédio remediado está.

                            Vitória, sábado, 19 de março de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário