sexta-feira, 1 de setembro de 2017


O Triângulo da Química

 

FÍSICA, QUÍMICA, BIOLOGIA (um triângulo muito amoroso de que resultou tudo depois)

         Biologia


 

 

 

 


           Física                                        Química (primeira ponte)

 

Pode não parecer, mas a Química geral é DE LONGE a mais importante das três ciências (e, no entanto, é largamente desprezada como uma ciência menor, agregada e dependente da Física em tudo).

Ora, o modelo diz de FIGURAS (no caso da psicologia são PESSOAS) e de CENÁRIOS (AMBIENTES), bem como de OBJETIVOS, aqui da Química geral. Fala de programas e máquinas, programáquinas da Química (orgânica e inorgânica). A Química pega materiais e energias inertes e os transforma em programáquinas vivos, reprodutivos, que podem construir outros eternamente; programáquinas que evoluem e se compõe em complexidade crescente. Não é a Física que faz isso, esta cuida do que é inerte, sujeito a gravidade; nem é a Biologia, que os encontra já prontos para fazer suas próprias composições. É a Química e unicamente a Química que dá o salto do não-vivo para o vivo. Naquele triângulo à direita acontece qualquer coisa de surpreendente e onde antes não tínhamos vontade já aparece o gerador-de-autoprogramas, o GAP dos vivos. Que é que permite isso? Não é surpreendente? Não é a Biologia que faz, ela já encontra pronto, é moradora da casa dos outros, é inquilino daquilo que outros construíram, está ali de favor, não engenhou nada. Nem é a Física, que ficou lá para trás. É a Química, a que poucos atribuem tanta importância.

Foi só como o modelo que pude entender essa importância fundamental do que antes eu também desprezava.

Ela pega os tijolos primordiais, os átomos, e arranja em moléculas, evolução ou composição daqueles; toma as moléculas e as transforma em supertijolos, em painéis gerais que são usados para tudo, para montar superpainéis, os polipeptídios e as macromoléculas que vão compor as células (estágio seguinte, já biológico), o ADN e o ARN, em conjunto o ADRN replicador. É emocionante ver tudo isso acontecendo e é uma pena não termos nos interessado mais, porque os professores não souberam atrair nossas atenções (dado que mesmo eles não sabiam).

Vitória, quinta-feira, 17 de fevereiro de 2005.

 

NISTO ESTÁ O SEGREDO DE AMAR, PULAR, PENSAR (Internet)

INTRODUÇÃO
Quando os átomos reagem para formar ligações, unicamente actuam os electrões do nível mais externo, denominado nível de valência Para representar os electrões do nível de valência usa-se a notação de Lewis, assim chamada em honra ao físico americano Lewis (1875-1946), que consiste em escrever os símbolos atómicos rodeados de tantos pontos quantos electrões tem o átomo no nível de valência.

ESTA DAQUI

Licenciatura em Química
A Licenciatura em Química é ministrada nas novas instalações do Departamento de Química que possui mais de 40 modernos laboratórios destinados quer ao ensino dos primeiros três anos da licenciatura, quer à investigação onde trabalham, além de docentes e investigadores, alunos do último ano da licenciatura e alunos de pós-graduação.

OS TIJOLOS PRIMORDIAIS DA QUIMICA

·       Átomos:


·       Moléculas (não há uma TP das moléculas, mas é fundamental construir o quanto antes):


ELES CONFUNDEM (e chamam de biologia o que é química; a biologia, como o nome diz, estuda a vida, não os materiais de que é feita a vida)

 

 

The Biology Project: Biochemistry 

Listas de Problemas & Tutoriais

Química da Vida

Química Reveja as noções básicas de química que você precisa conhecer para estudar biologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário