quinta-feira, 10 de novembro de 2016


Trans-Lucidez

 

TRANSLÚCIDO

Brasil Escola
Transparentes, Translúcidos e Opacos
Quando a luz é emitida de uma determinada fonte, ela passa a se propagar com uma velocidade de 3.105 km/s [300 mil km/s], isso para o vácuo, ou seja, na ausência de matéria. No entanto, a luz também pode se propagar em outros meios além do vácuo. Esses meios podem ser classificados de acordo com a interação deles com os feixes de luz. Eles podem se classificar em: translúcidos, transparentes e opacos.

Meios transparentes: são meios que permitem que a luz atravesse, descrevendo trajetórias regulares e bem definidas. Existe apenas um meio que é perfeitamente transparente, o vácuo, no entanto, existem alguns outros meios, como a água pura e o vidro hialino, que podem ser considerados como transparentes.
Veja a representação de raios de luz atravessando um meio transparente:
http://brasilescola.uol.com.br/upload/e/transparente.jpg
Raios de luz atravessando um meio transparente.
Meios translúcidos: são meios pelos quais os feixes de luz descrevem trajetórias irregulares com intensa difusão, ou seja, a luz se espalha sobre o meio no qual está se propagando. Nesses meios a luz consegue passar, porém seus feixes sofrem desvios na sua orientação por causa da constituição do material sobre o qual a luz está incidindo. Veja a representação de um meio translúcido:
http://brasilescola.uol.com.br/upload/e/translucidos.jpg
Raios de luz atravessando um meio translúcido.
Meios opacos: nesse tipo de meio a luz não se propaga. A luz, após incidir sobre os meios opacos, é parcialmente absorvida e parcialmente refletida. A parte que é parcialmente absorvida é transformada em energia, como a energia térmica. São exemplos de meios opacos: madeira, papelão, metais, etc.
Veja a representação de meios opacos:
http://brasilescola.uol.com.br/upload/e/opaco.jpg
Nos meios opacos a luz não atravessa.
 
Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola

Só Deus pode ser transparente, tudo da Natureza é no máximo translúcido (o que já é grande conquista) ou opaco.

Tentemos ser translúcidos, lúcidos e trans, além, fazendo o esforço incomum de sermos pelos outros na maior intensidade.

Quando o MP, Modelo Pirâmide, começou em julho/1992, tudo parecia ainda mais opaco do que agoraqui. Com ele podemos tentar ir ainda mais longe, para proporcionar aos humanos todos, irmãs e irmãos, toda ventura da lucidez dialógica do equilíbrio mais perfeito.

Após o MP se encontrar com a demais produção humana, podem juntos laborar para oferecer dicionárienciclopédicos e outros instrumentos aperfeiçoados para nossas tarefas futuras.

Vitória, quinta-feira, 10 de novembro de 2016.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário