domingo, 27 de novembro de 2016


A Língua do P

 

O ALFABETO

http://www.bancodevideos.turismo.gov.br/guia/conteudo/imagens/alfabeto5.jpg
No Brasil voltou a ter 26 letras, tinham tirado o K, o W e o Y.

O P é apenas uma em 26 (100/26 ~) 3,85 %, mas naturalmente comporta “uma infinidade” de palavras (inclusive PALAVRAS) começadas com P.

A OUTRA LÍNGUA DO P (brincadeira de criança de que nunca participei)

Língua do P
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Língua do P (designações comuns no Brasil) ou Língua dos Pês (designação mais comum em Portugal) (Paa pinlin puagua podo pePe ou linpingupuapa dopo Pêpê na Língua do P), é uma cifra fonética, geralmente utilizada por crianças, de substituição simples que consiste em se introduzir a consoante P seguida pela vogal precedente (e algumas consoantes - como o m, n, r, s, etc) de cada um dos fonemas da frase.
Por exemplo, a frase:
Quando eu era criança, usava muito a língua do P para falar com meus irmãos.'
Ficaria:
Panquan podo peueu pee para picri panan paça, puu pasa pava puimui poto paa pinlin puagua podo pePe papa para pafa parlar pomcom peme pusus pirir pãmã posos.
Em Portugal, é usada uma variante ligeiramente diferente, em que a sílaba é acrescentada depois da correcta, em vez de antes. Assim, a mesma frase ficaria:
Quanpandopo eupeu eperapa criprianpançapa, epeupu','sapavapa muipuitopo apa linpingupuapa dopo paparapa fapalarpar compom (ospos) meuspeus irpirmãospãos.
Similarmente, nos países vizinhos do Brasil onde predomina o idioma espanhol, pratica-se o jeringonzo (também chamado de jeringoncia e jeringonza), o qual pode ser expressado em diferentes formas dialetais.
A Língua do P nos países de língua inglesa é um pouco diferente. Esta consiste em colocar a primeira letra da palavra no final desta e acrescentar a partícula +ay. É também chamada de Pig Latin (Latim macarrônico), Backslang ou Gibberish. A razão desta mudança talvez seja para obter uma melhor sonoridade, já que a língua inglesa não é uma língua latina.
http://www.clickideiamedio.com.br/f2/disc/not/preview/NOT0403090201_01_swf_p.jpg

Seriam 26 grupos incumbidos de encontrar coisas interessantes em cada letra e manifestá-las. Cada qual se dividiria em subgrupos, tantos quanto as palavras ou conjuntos delas.

Os dicionários-enciclopédias são minas capazes de proporcionar toda a riqueza da expressão e da expressividade, a qualidade do que se pode expressar: como as pessoas continuam a se achar pobres é uma incógnita para mim.

Serra, quinta-feira, 29 de outubro de 2015.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário