sexta-feira, 25 de novembro de 2016


A Visão de Ioschpe

 

No livro de Gustavo Ioschpe, O Que o Brasil Quer Ser Quando Crescer? (E outros artigos sobre educação e desenvolvimento), São Paulo, Paralela, 2013 (você deve comprar e ler, pois embora possa divergir de várias coisas, os textos são bons), página 14: “(...) são países ricos, sem grandes obstáculos a superar (...)”.

NISSO ELE ESTÁ REDONDAMENTE ENGANADO

ERRO
EXPOSIÇÃO
DA CHAVE DA PROTEÇÃO.
Quanto aos lares, aos armazenamentos, às saúdes, às seguranças e aos transportes.
DO CONHECIMENTO.
Na Magia-Arte, na Teologia-Religião, na Filosofia-Ideologia, na Ciência-Técnica e na Matemática.
ECONÔMICO.
Sendo cinco os mundos A-ricos, B-médio-altos, C-médios, D-pobres, E-miseráveis – tal como as classes do TER, são mundos do TER -, em 196 nações temos grupos de quase 40 cada e eles competem todos com cada um e vice-versa, um com todos: o primeiro-mundo, A, para ficar em A, embora dentro dele uns ainda disputem para subir, enquanto outros descem. E não pense que aqueles em C tenham C-capacidades, pois desse modo ninguém subiria ou abaixaria. Disputam na agropecuária-extrativismo, indústrias, comércio, serviços e bancos; nas 6,0 mil universidades; nos 8,0 mil bancos; nas 6,5 mil profissões, enfim, é um “pega pra capar” doido.
NA PSICOLOGIA.
Disputam acerbamente na psicanálise, na psico-síntese (mesmo desconhecendo-a), na economia, na sociologia, na geo-história por espaço e tempo.
NAS PATENTES.
Aqui a luta é demoníaca, pois se trata de fazer os outros pagarem enquanto você vai passear, contando com a cumplicidade do Estado-lei.
http://www12.senado.gov.br/jornal/edicoes/2005/11/14/imagens/imagem36320
patentes
“Número de patentes depositadas no ano de 2000 por diferentes países ao escritório de patentes americano”.

Na realidade, é como no lema da bandeira brasileira, Ordem e Progresso, só que o progresso é caótico e vem antes com 90 % ou mais e a ordem vem depois com 10 % ou menos.

Estão todos lutando uns com os outros, sem falar nos estados/províncias, que estimei em 4,0 mil, e nas cidades-municípios, estimadas em 200 a 300 mil. Parece tranquilo, mas não é; parece tranquilo porque estamos acostumados, mas que dizer de 200 milhões de empresas tentando engolir o tempespaço uma das outras? Centenas de milhares morrem a cada ano, seria interessante ver pelo outro lado, o do caos, o das rasteiras, os da violência amistosa, o da porradaria ansiosa.

PELO CONTRÁRIO, TEM ENORMES OBSTÁCULOS A SUPERAR (pegue os EUA com todos os seus inimigos internos e externos)

INIMIGOS INTERNOS DOS EUA
INIMIGOS EXTERNOS DOS EUA
Atenção permanente do FBI.
Vigilância constante da CIA.

E olhe que são incontestavelmente o primeiro país.

Não deveriam estar tranquilos?

Não estão.

Em 2005 estavam inquietíssimos com as conta do petróleo, pagando para financiar os terroristas; em 2006 foi inventado o fracionamento do xisto betuminoso e até 2011 sabiam de 6,4 trilhões de barris somente nas Américas, estão rindo à toa. Em compensação, grosso modo, o petróleo caiu de 120 a 60 USD/barril (de fato, de 110 a 47, foi só para dar metade e não 43 %).

QUEDA DE BRAÇO (a OPEP quer nos obrigar a usar petróleo dela e certamente vai usar como propaganda que é mais ecológico, ou seja, desgraça, mas só 90 %)

[Caiu de 110 para 47 em seis meses, de 100 para 43; ninguém antes estava disposto a perder 57 em nosso favor]
 “A Opep culpa a grande produção de óleo de xisto pelas baixas cotações da commodity e, segundo alguns analistas, estaria disposta a aceitar um preço ainda mais baixo para tirar do mercado outros produtores ou inviabilizar a exploração de rivais como os produtores norte-americanos”.

Enfim, estão TODOS brigando com todos, cada qual com cada qual, é uma pancadaria total. Não existe isso de “(...) são países ricos, sem grandes obstáculos a superar (...)”, é tudo briga de foice no escuro. Como dizem os mineiros, “fica bobo, fica”.

Ou, como disse a Rainha de Copas a Alice:

“É preciso correr muito para ficar no mesmo lugar. Se você quer chegar a outro lugar, corra duas vezes mais”.

Serra, quinta-feira, 10 de setembro de 2015.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário