terça-feira, 29 de novembro de 2016


Revolucionários

 

Vez em quando volto a este tema, porque os pesquisadores só têm investigado a geo-história dos revolucionários [nem sequer de todas as PESSOAS (empresas, grupos, famílias – somente os indivíduos), nem muito menos dos AMBIENTES (uma revolução mundial está em curso, a globalização, e não a tomam desse jeito; nações, estados, municípios-cidades) ], nunca a Psicologia-p.3 inteira.

PSICO-INVENÇÕES, FOI REVOLUÇÃO CONTÍNUA

1.       Psicanálises ou figuras ou PESSOAS ou quem são os revolucionários?

2.      Psico-sínteses ou metas ou AMBIENTES ou por quê?

3.      Economias ou produções ou com quê?

4.     Sociologia ou organizações ou como?

5.      Geo-histórias ou espaçotempos ou o quê ou quandonde?

Enfim, não enquadraram.

Vem de onde, faz o quê, vai para onde?

O que aborda?

Alguns tem falado, digamos, das 1001 ideias ou de 100 ou das 10 mais importantes, mas não mostram o antes, o durante e o depois, as empresas que investiram, as dificuldades que encontraram, a IPO (na sigla em inglês, em português Oferta Pública Inicial OPI de ações), a construção do suporte, a venda em mercado; e as 6,5 mil profissões, os 8,0 mil bancos, as 6,0 mil universidades.

Como borbulha?

POR EXEMPLO, MOSTRAM OS OBJETOS (descrevem-nos e tudo, mas não apontam a pulsação que provocou, a agitação, o frisson) ou as ideias, como abaixo, mas não reportam a inserção, os movimentos que ocasionou, as dificuldades para as autoridades, a movimentação dos povos.

1001 Ideias Que Mudaram Nossa Forma de Pensar
http://iacom.s8.com.br/produtos/01/00/item/7171/4/7171426G1.jpg
É legal ler, mas não é transbordande, não é emocionante como um romance fundamental tipo E Nós Chegamos ao Fim, de Joshua Ferris.

Contam coisas, lemos, não pulamos da cadeira, não damos saltos de alegria por vislumbramos algo extraordinário, não gritamos Ah, Há!

Como foi dado aquele salto?

Imagine a água parada da mediocridade, vem o gênio inventor e produz uma novidade inesperadíssima, completamente incomum, não-trivial: de onde veio, como os elementos se reuniram para produzi-la? É como um balde parado, com a água inteiramente estacionada e de repente uma gota salta no ar! Não seria comovedor ver? Inesperadamente salta, eleva-se do nível comum, produz o divino.

É isso que a palavra REVOLUCIONÁRIO implica.

Então, tem de falar de tudo em volta, de toda a comuníssima atividade repetitiva, de todo o insosso mundo recorrente que, somente no gênio, pula no espaço, tira-nos da idiotice corriqueira do dia-a-dia.

DOSE CAVALAR (ninguém contou como os homens domaram o cavalo para a TCC Tribo do Cão-Cavalo, como o adestraram, como o adornaram de utilidades de direção, como se propuseram alimentá-lo e guardá-lo e tudo mais) – e o cavalo é um dos dois bio-instrumentos essenciais dos homens.

http://cavalos.mundoentrepatas.com/imagenes/cavalo-clydesdale.jpg
Extraordinário amigo nosso.
http://www.lojadocavalo.com.br/product_images/x/948/Sela__140AP01__29792_zoom.jpg
Sela, a cadeira para o cavalo.
http://www.cavaloarabe.org/cabecada1.JPG
Cabresto, o volante do cavalo.
http://selariacouroslavras.com.br/wp-content/uploads/2014/12/8faa41_a6886b9890f44eae85ea06fd79353d38.jpg
“Ô, devagar, miudinho, devagarinho”.
http://www.selariacouroforte.com.br/loja/media/catalog/product/cache/1/image/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/e/s/estribo_01.jpg
Estribo.
http://horseshop.com.br/loja/config/imagens_conteudo/produtos/imagensGRD/GRD_773_horseshop-Chicote-de-adestramento-DV.jpg 
Chicoteia a m*.
http://www.selariagarcia.com.br/media/catalog/category/DSC03056_1.JPG
Traje social.
Imagem
Tanque de antigamente.

Quase tudo isso foi inventado na Idade Média, julgada morta.

Em resumo, dá para fazer a geo-história ficar interessante?

Serra, terça-feira, 10 de novembro de 2015.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário