quarta-feira, 9 de novembro de 2016


Deísmo

 

No livro de Nicholas Hagger, A História Secreta do Ocidente (A influência das organizações secretas na história ocidental da Renascença ao Século XX), São Paulo, Cultrix, 2010, sobre original de 2005, ele coloca nas páginas 230 e 251 estas frases:

230
“Franklin, Jefferson, John Adams, Washington, Charles Thompson e o resto eram todos deístas que acreditavam que o conhecimento religioso depende mais da razão do que da revelação ou do ensinamento da Igreja. Os deístas acreditavam num Deus que criou o Universo, um Grande Arquiteto que então se afastou. No deísmo, o homem não precisa de um Deus e muito menos de um filho de Deus: para os deístas, Jesus é apenas um profeta sábio. Na verdade, os deístas acreditam que, através da razão e da iniciação (que leva ao conhecimento secreto), o homem pode se tornar um deus”.
251
“Os deístas não eram cristãos – na verdade eram anticristãos – e em todos os outros aspectos afirmavam o ceticismo, o ateísmo e o materialismo”.

Blasfêmias.

Nós já vimos que Deus é o oculto não-finito, enquanto a Natureza é o evidente finito – é a Natureza que cria, que evolui, pois Deus é permanente, é o elemento persistente.

DEÍSMO (no dicionário Houaiss eletrônico)

Substantivo masculino
Rubrica: filosofia.
Doutrina que considera a razão como a única via capaz de nos assegurar da existência de Deus, rejeitando, para tal fim, o ensinamento ou a prática de qualquer religião organizada [O deísmo difundiu-se principalmente entre os filósofos enciclopedistas e foi o precursor do ateísmo moderno. ]

Deus é a inteligência-memória que guarda TODAS as possíveis memórias a reconstruir na Natureza apenas em parte e incompetentemente. O ser humano não faz isso, não é NEM DE LONGE capaz disso, e não pode (nenhum racional ou super-racional pode) chegar a tal, nem com tempo não-finito, porque há a ferrugem, o desgaste, a deterioração no caminho, o incapacitante gasto entrópico de energia. O mecanismo tem de ser outro, é outro, porisso nenhum racional pode tornar-se deus, até porque só há um, Deus.

Desse modo, o deísmo é uma furada tremenda.

Serra, quinta-feira, 23 de julho de 2015.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário