quarta-feira, 9 de novembro de 2016


Barreira Mecânica da Linha de Costa

 

Para definir como se formavam as linhas de costa ou praias continentais ou outras, em O Lagoão, no DVD Material Sensível entendi que a água marinha/oceânica constitui uma barreira mecânica (como tem calor – tudo que está acima de Oº K possui -, é na realidade termomecânica) contra os avanços dos solos despejados, por exemplo, por rios.

A BARREIRA TM NA FOZ DO RIO AMAZONAS (não fosse ela os detritos desceriam por gravidade até o fundo do que é o Oceano Atlântico)

http://static.todamateria.com.br/upload/54/00/5400534818678-rio-amazonas-large.jpg
210 km de foz, metade do comprimento do ES no Google Earth.
http://www.defesabr.com/MB/Foz_Amazonas_01.jpg
Avaliação militar.
http://br.clim-amazon.eu/var/ird/storage/images/media/ird-sites-d-unites-de-recherche/clim-amazon/images/amazon-fan/385062-1-eng-GB/amazon-fan.png
Delta subaquático e leque do Amazonas.
http://megaarquivo.files.wordpress.com/2011/12/foz-amazonas.jpg
As águas do oceano detêm o fluxo ininterrupto dos detritos.
209 000 m³/s, com todos os detritos associados.
Wikipédia.
Diversas fontes afirmavam que a nascente do rio Amazonas estava nas cabeceiras do rio Marañon. Porém, uma pesquisa efetuada em 2007, realizada pelo IBGE em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, com a Agência Nacional de Águas e o Instituto Nacional Geográfico do Peru (IGN), descobriram que sua nascente tem por origem no lago Mismi [13] no Nevado Mismi ao sul do Peru, revelando que o rio Amazonas tem um comprimento de 6.992,06 km e mais de mil afluentes [14] , o que faria com que fosse maior que o rio Nilo com apenas 6.852 km de extensão, e portanto tornaria o Amazonas no mais longo rio do mundo, no entanto estudos efetuados em 2009 no Nilo, apontam para que a sua nascente seja no rio Rukarara passando este a ter 7088 km [7] , destronando novamente o Amazonas que passou novamente a ser o segundo maior rio do mundo. No entanto, sua bacia hidrográfica é a maior do mundo, com uma superfície de aproximadamente sete milhões de km². O Amazonas é de longe o rio mais caudaloso do mundo, com um volume de água cerca de 60 vezes o do rio Nilo.
A quantidade de água doce lançada pelo rio no Atlântico é gigantesca: cerca de 209 000 m³/s,[15] [carece de fontes?] ou um quinto de toda a água fluvial do planeta.

Não fosse a presença da água, os detritos iriam para o ponto mais baixo do oceano próximo, iriam cobri-lo sucessivamente e formar planalto cada vez mais alto. Com a contenção, eles são depositados muito mais próximos, no leque.

AS GLACIAÇÕES

http://www.geopor.pt/imagens/HTerra.JPG
https://netnature.files.wordpress.com/2012/07/glaciac3a7ao.jpg
Desde 715 milhões de anos.
http://web.letras.up.pt/asaraujo/seminario/Aula5_files/image013.jpg
Níveis dos oceanos: cada vez que os oceanos sobem ou descem novas linhas de costas são formadas, com novos lagos associados às praias.
http://msalx.almanaque.abril.com.br/2014/03/25/0932/5Daaf/aquecimento-global_1024x682_pg149.jpeg?1395751853
Wikipédia
Durante os últimos milhões de anos houve várias eras glaciares, ocorrendo com frequências de 40.000 a 100.000 anos, entre as quais se destacam:
CiênciaHoje
Os cientistas não ficariam admirados se agora entrássemos numa nova era glacial, ou seja, se a Terra voltasse a se resfriar. Afinal, esse é um acontecimento que ocorre de tempos em tempos e poderia estar iniciando novamente.
http://web.letras.up.pt/asaraujo/seminario/Aula5_files/image017.gif

Ninguém explicou para nós, entretanto a Terra tem uma mecânica MUITO ativa e mesmo com nosso curto tempo de vida podemos ver. Ela muda constantemente!

Muda sempre.

AS MUDANÇAS DA TERRA (o nível biológico-p.2 não existe em muitos planetas e o nível psicológico em menos ainda)

MUDANÇAS GEOLÓGICAS
Desde 4,5 bilhões de anos.
Exponencializa-se a quantidade de mudanças.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MUDANÇAS PALEONTOLÓGICAS
Desde 3,8 bilhões de anos.
MUDANÇAS ANTROPOLÓGICAS
Desde 300 mil anos com os neandertais.
MUDANÇAS ARQUEOLÓGICAS
Desde as primeiras cidades, Jericó há 12 mil anos, no fim da Glaciação de Wisconsin.
MUDANÇAS GEO-HISTÓRICAS
Desde 5,5 mil anos com a escrita super-potencializadora.

AS VÁRIAS COSTAS E INÚMERAS LAGOAS FORMADAS E DEFORMADAS (em Linhares e no nordeste do ES havia uma enorme, de mais de dois mil quilômetros quadrados, indo de Aracruz a São Mateus – medi com papel milimetrado)

                               

                Mais recente LC linha de costa (a atual, formada desde 12 mil anos).

 

                                                    

 

 

 

 

Na verdade, é uma confusão terrível e os tecnocientistas estão muito longe de ter nos mostrado a realidade, porque a LC mudou tremendamente nesses 715 milhões de anos, oscilando para dentro e para fora o tempo inteiro. Devem existir milhares de lagoas definidas no mundo inteiro no decorrer desse tempo. Para nossa felicidade como pesquisadores, a Vida existe desde 3,8 bilhões de anos e mesmo produzindo inicialmente invertebrados que quase não deixam marcas, de fato criou depósitos de bilhões de toneladas de esqueletos marcando áreas de superfície e profundidades de todas e cada uma delas – muitas mergulharam no manto em razão do movimento das placas. Poderemos ver em 3D (retratos espaciais, em três dimensões) e 4D (com tempo, filme) a evolução maravilhosa delas.

A PLATAFORMA CONTINENTAL (de fato, o ES estava nesta situação antes do fim da mais recente glaciação – as antigas lagoas devem ser procuradas no fundo do oceano, ao largo das praias atuais do estado)

http://web.letras.up.pt/asaraujo/seminario/Aula5_files/image023.gif
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/5b/Plataforma_continental1.jpg
As páleo-lagoas estavam nas páleo-linhas de costa.
http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/03/plataforma-continental.jpg
As pessoas moravam nas antigas linhas de costa do antigo nível de oceano: há 15 mil anos elas moravam sobre a páleo-plataforma.

Em resumo, a geologia, a paleontologia, a antropologia, a arqueologia, a geo-história são bem outras em relação ao que é ensinado (inclusive porque não levaram em conta as flechas, quer dizer, meteoritos e cometas).

Serra, segunda-feira, 27 de julho de 2015.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário