As Dimensões do EU
Quem sou EU?
Não eu, eu mesmo, o
self, ou você, mas o EU geral?
D’EU AS DIMENSÕES
|
Biblioseus.
|
Bibliotecas-museus.
|
||||||||||||||||||||||||||||||
|
Cérebro.
|
100 bilhões de neurônios-núcleos, muitos deles
com até 100 mil portas entrada-saída (compare com os computadores de sete
núcleos).
|
||||||||||||||||||||||||||||||
|
Corpo.
|
10 trilhões de células CONJUGADAS
OPERACIONALMENTE em sistemas cooperantes.
|
||||||||||||||||||||||||||||||
|
|
![]() |
||||||||||||||||||||||||||||||
|
Escrita.
|
O cérebro exterior, menos de 150 milhões de
livros e muitas outras mídias (TV, Revista, Rádio, Jornal, Livro-editoria
apontada, Internet, Cinema). Se uma pessoa ler um livro por dia dos sete aos
77, durante 70 anos, serão menos de 28 mil, menos de 0,02 %, menos de
1/5.000.
|
||||||||||||||||||||||||||||||
|
Governos.
|
Embora ineficientes, alguns ajudam.
|
||||||||||||||||||||||||||||||
|
Organizações.
|
6,0 mil universidades, 6,5 mil profissões,
8,0 mil bancos (sem falar na restante Economia: agropecuária/extrativismo,
indústrias, comércio, serviços).
|
||||||||||||||||||||||||||||||
|
Parceiros.
|
90 trilhões de bactérias co-operantes (boas
e ruins).
|
||||||||||||||||||||||||||||||
|
Pessoas e ambientes.
|
|
||||||||||||||||||||||||||||||
Aparentemente o EU seria essa coisa
complicadíssima (ainda mais que, segundo o modelo, modelo ser particionado em
cinco seções SELF: eu interior ou ID, eu médio-interior, eu médio, eu médio-superior
ou EGO e eu superior ou SUPEREGO).
O
ACORDO DE PERCEPÇÃO
|
ÓRGÃO EXTERNINTERNO
|
VELOCIDADE
|
|
Audição.
|
![]() |
|
Olfato.
|
Desconhecida, é processamento químico,
bioquímico, psicoquímico.
|
|
Paladar.
|
Desconhecida, é processamento químico,
bioquímico, psicoquímico (quantas moléculas podem ser identificadas por
segundo?).
|
|
Tato.
|
A pele é o maior órgão do corpo humano, tem
25 mil cm2 ou 2,5 m2 (quantas pressões podem ser
recebidas distintamente em células de um corpo?).
|
|
Visão.
|
A velocidade com que a luz traz notícias é
de 300.000.000 m/s, mas só podemos distinguir 25 quadros/s, o que é um
“paradoxo”, quer dizer, uma indefinição tecnocientífica.
|
E tudo isso precisa ser harmonizado.
HARMONIZAÇÃO
TEM VÁRIOS NÍVEIS SÓCIOECONÔMICOS
1. Pessoais ou
psicanalíticos ou das figuras ou quem ou como a pessoa é?;
2. De metas ou objetivos
ou psico-sintéticos ou dos ambientes ou o que a pessoa procura?;
3. De produções ou
economias ou com que a pessoa faz?;
4. De organizações ou
sociologias ou como a pessoa arruma?;
5. De espaçotempos ou
geo-histórias ou o que está acontecendo?
O TER PESSOAL (se for rica tem
muito ócio, muito tempo livre para observar – os pesquisadores, por exemplo,
são ricos em tempo observacional posto a serviço dos ricos, das belas, dos
poderosos, dos famosos – todos parasitas)
![]() |
||||
|
Miseráveis
|
Pobres
|
Médios
|
Médio-altos
|
Ricos
|
Os miseráveis têm muito tempo, porque não
trabalham, vivem como chupins do trabalho alheio, bem como os ricos (sem falar
em Lulambão, Dilmandona e a turma deles), mas os médios vivem numa correria
tremenda, com muito custo arranjando tempo observacional.
Se o EU for pobre e estiver competindo
diariamente para conseguir alimento com que minimamente se manter, se estiver
drogado, se estiver bêbado, se estiver fugindo ou em qualquer situação de
pressão pouco poderá observar, mesmo se a coletividade multiplicou tanto nos
100 mil anos dos CROM cro-magnons ou nos 10 mil anos citadinos, nos cinco mil
anos letrados, nos 500 anos de tecnociência, pouco conseguirá.
AS
PRESSÕES CONTREU
|
Violência.
|
Demência.
|
Drogas.
|
Aflições.
|
Desamor.
|
Fome.
|
|
Não ter.
|
Doenças.
|
Desinformação.
|
Exclusão.
|
Prisão.
|
Governo.
|
|
Salário mínimo.
|
Desumana moradia.
|
Comidas em excesso.
|
Falta de sexo.
|
Bebidas quentes.
|
Velhice e infância.
|
|
Excesso de leis (no Brasil são mais de 4,2 milhões
e mais de 90 tributos).
|
|||||
|
Mídias de banda estreita (Cinema, Rádio,
Revista, Jornal, Livro-Editoria, Internet, TV).
|
|||||
Coloque mais, se quiser.
O fato é que é basicamente incompreensível
entender como compreendemos algo.
O CRESCIMENTO DA
COMPREENSÃO
(conforme envelhecemos o universo vai aumentando cognitivamente de forma
desmesurada)
|
1
|
4
|
16
|
64
|
256
|
1024
|
|
NASCIMENTO
|
INFÂNCIA
|
ADOLESCÊNCIA
|
ADULTO
|
MADURO
|
VELHO
|
![]() |
|||||
O indivíduo vai crescendo para encontrar-se
no mundo exponencializante, mundo que se agiganta não geometricamente, mas
exponencialmente cada vez mais, vai passando pelas pessoas, e os ambientes vão
se apresentando em sua complexidade mortal.
Verdadeiramente, NINGUÉM estudou o EU ainda e
menos ainda a contento. Foi o MP Modelo Pirâmide que mais ou menos o apresentou
à nossa crescente incredulidade.
Serra, segunda-feira, 27 de julho de 2015.
GAVA.





Nenhum comentário:
Postar um comentário