quinta-feira, 7 de dezembro de 2017


O Grande Canal Salgado Coalhado de Ilhas

 

Seguindo de Plataforma e Talude do Oeste do Brasil, devemos pensar que o Páleo-Pacífico tinha muitas ilhas, como os oceanos em geral têm, o que podemos ver pelo arquipélago de Fernando de Noronha e tantos outros retratos dos fundos dos mares.

NINGUÉM PRECISA IR AO FUNDO DO MAR PARA VER O FUNDO DO MAR

Resultado de imagem para arquipélago de fernando de noronha
Fundo do mar em Fernando de Noronha (PE).

Os Andes mesmo, com seu imenso arco, nada mais é que o fundo do Páleo-Pacífico, uma cadeia submarina depois levantada. Evidentemente outras ilhas existiam nesses fundos capturados do Páleo-Pacífico, que foram evidenciados pelo levantamento interno do que era o Grande Canal Salgado entre o Arco dos Andes e o Planalto Brasileiro e foi se tornar o LAS, Lobato da América do Sul.

OS ANDES, RETRATO DO FUNDO DO PÁLEO-PACÍFICO, PLACA DA AMÉRICA DO SUL (que monta a Placa de Nazca)

Resultado de imagem para PERFIL DOS ANDES
Imagem relacionada

Assim, podemos ver mentalmente (e depois veremos na computação gráfica, quando forem feitas as pesquisas de todas as montanhas internas) as ilhas sendo empurradas para cima até emergirem no Grande Canal Salgado num cenário exótico maravilhoso, com o enverdecimento devido à conquista verde, depois pássaros, répteis nadadores e voadores, mamíferos, toda a valorosa aquisição pela Vida (arquea, fungos, plantas, animais e primatas) criando habitats e biomas em clímax. Ilha após ilha, a Vida foi tomando e tornando progressivamente habitável pelos outros da ecorrede em todo o horizonte, como visto do Páleo-Planalto Brasileiro, belo florescimento, toda a transformação através dos éons, todo o Grande Canal coalhado de centenas, depois milhares, a seguir centenas de milhares de ilhas, o desabrochar de um novo mundo.

Espero poder ver a modelação computacional.

Vitória, quinta-feira, 7 de dezembro de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário