domingo, 5 de novembro de 2017


Os Desertos do Hiperarco

 

                            Venho escrevendo sobre as bacionas desde o Livro 127 e sobre o hiperarco desde o Livro 134: ele vai da África do oeste até a Ásia do leste, numa faixa de 3,2 a 3,4 mil km por 15 mil km. Foi formado pela queda do supergigante no que ficou depois sendo o Pólo Norte.

A FAIXA DA DIREITA (chamada arco-de-frente – repare que quase todos os desertos estão nele; no arco-de-ré nos EUA-Canadá ficam outros desertos)


                              Os do hiperarco estão onde esperados, formando um círculo em volta do Globo com centro na Groenlândia. Há um grupo de quedas na Austrália, de modo que ali devemos contar que a Grande Bacia de Vidro tenha criado desertos, pois o país todo foi tirado do mundo do mar. Mas onde caíram os quatro ou cinco gigantes do Oriente não há nenhum deserto em seus superarcos. Talvez os desertos só se formem nos superarcos quando eles estão em volta dos trópicos de Câncer e Capricórnio. Porém, se for assim, para quê precisaríamos dos arcos como fonte de explicação? Por Occan bastaria a mais simples das explicações, a dos tecnocientistas.

                              Mantenho minha posição, mas é preciso combinar as respostas em algo consistente. Contudo, parece claro para mim que os arcos de frente e de ré foram formados no manto e as placas se arrastam sobre eles de era em era.

                              Vitória, 25 de fevereiro de 2007.

 

OS DESERTOS EM INGLÊS

Label Map of Deserts

Read the definitions below, then label the major deserts on the world map.
Desert map to label

DESERTO DO SAARA


DESERTO DA ARÁBIA


                            DESERTO DE GOBI

Nenhum comentário:

Postar um comentário