quinta-feira, 30 de novembro de 2017


Os Argentinos Voltados para a Morte

 

No começo do século XX, segundo dizem, a Argentina era a quinta economia do mundo, algo assim; no começo do século XXI tinha se transformado numa coisa patética e mal-resolvida se arrastando, quebrada e infeliz – quem tomou as decisões que conduziram a isso? Seria preciso fazer um livro, como já pedi, mostrando as escolhas PESSOAIS (individuais, familiares, grupais e empresariais) e AMBIENTAIS (de cidades-municípios, de províncias, da nação e do mundo relativo a ela) erradas.

Posso dizer que tendo visto a história como morte, elites, passado, paz, tempo, tranqüilidade, gozo, problemas já resolvidos, a geografia como vida, povo, futuro, guerra, espaço, intranqüilidade, esforço, problemas por resolver, e a geo-história ou encontro como morte-vida, povelite ou nação ou cultura, presente, paz-guerra, espaçotempo, desassossego e batalha eu classificaria a Argentina como passadista, superafirmando o passado com Gardel e o tango, construções antigas, superexposição das grandes livrarias como ícones culturais numa época de Internet, nobreza superpolida de gestos, orgulho sem base, aspirações sem produção, gozo incontestável do que é caduco.

Quando o mundo inteiro arremete para frente, abrindo o futuro para o povo, a Argentina eleva os ícones do passado à adoração pública, vivendo dos mitos de 200 ou 100 anos atrás.

Ela deveria lutar pelo futuro, pelos problemas por resolver, e não pelo passado, pelos problemas já resolvidos. O mundo está avançando e a Argentina está ficando para trás. Depois de terem construído muito as elites quiseram sossegar com o que já tinham, quiseram “gozar a vida”, passando-se por européias.

Vitória, agosto de 2005.

 

O CULTO ARGENTINO DO PASSADO

Dicas Locais
Buenos Aires é uma cidade encantadora, ideal para quem procura animação, cultura, belas edificações e uma gente muito bonita.
A melhor maneira de conhecer a cidade, além do tour panorâmico, é andando pelas principais ruas do centro e bairros famosos, seja a pé, de táxi, ou alugando um carro. Buenos Aires possui um dos melhores sistemas de transporte público da América do Sul, contando com excelente rede de ônibus e metrô.
logo:jipesBuenos Aires - Argentina Logo: Jipes
A CAPITAL DO TANGO
Conhecida, por muitos, por ser a capital "mais européia" da América Latina, Buenos Aires é, indiscutivelmente, uma cidade bem organizada, rica em monumentos, jardins e edifícios e dotada de uma atmosfera própria e extremamente acolhedora para o visitante.
Texto e fotos: Alexandre Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário