quinta-feira, 30 de novembro de 2017


O Delicioso Fascolomo

 

                            Nem nos dicionários, nem nas enciclopédias, nem na Internet aparece esse “marsupial das tocas” que no filme Ned Kelly (o Lampião da Austrália) foi oferecido pela mãe paupérrima aos filhos famintos como uma iguaria.

                            Quando se está na miséria tudo fica delicioso.

                            A questão aqui não é essa acima: é que Ned Kelly, um desconhecido dos antípodas australianos - caso personalista - mereceu um filme internacional, enquanto muitos fenômenos mais significativos brasileiros e hispano-americanos não mereceram abordagens mundiais, não foram patrocinados, como especialmente Lampião, parte de um fenômeno coletivo de rejeição dos senhores de terras nordestinos. O fracasso de Lampião garantiu a eles a continuidade de sua exploração.

                            Assim, animais que não aparecem em lugar nenhum fora do filme Ned Kelly são retratados mundialmente, enquanto o Nordeste brasileiro não o é. Talvez seja apenas justiça, pois se o Brasil não sabe valorizar porque os outros o fariam?

                            Vitória, agosto de 2005.

 

                            NED KELLY

Ned Kelly
A história de Ned Kelly e sua gangue, que realizaram uma série de crimes na Austrália do século XIX. Com Heath Ledger, Orlando Bloom, Geoffrey Rush e Naomi Watts.

LAMPIÃO

Lampião (1900-1938), cangaceiro nordestino, cujo nome completo era Virgulino Ferreira da Silva, nasceu em Serra Talhada, Pernambuco, e faleceu em Angicos, Sergipe. Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
Quem foi Lampião?
Virgulino Ferreira da Silva nasceu (segundo registro) no dia 07 de julho de 1897, no interior de Pernambuco, filho de José Ferreira, um pequeno proprietário rural.  Sabia ler e escrever e era um hábil artesão em couro. Fonte: revista Super Interessante

Nenhum comentário:

Postar um comentário