sábado, 25 de novembro de 2017


Os Filhos de Fabergé

 

                            Começando aos 24 anos em 1870 Fabergé criou em seu atelier algo de único no mundo, alguma coisa que continua sendo imitada nesses 85 anos desde sua morte em 1920. De seus ovos (no sentido metafórico, no de testículos e de ovos-jóias) nasceu um novo futuro.

                            Abaixo diz que os joalheiros dele trabalhavam até um ano para fabricar um só ovo, que seria ofertado na Páscoa ao imperador e à imperatriz (não era de graça, claro). Veja que seriam (menos os domingos, que são 52), 313 dias x 8 horas/dia = por ano 2.504 horas de mestres joalheiros para produzir uma única peça; e fez com tanto afinco que cada uma deve ser chamada de “obra-prima”, obra-primeira.  Parece que começou em 1885 (outros dizem 1886), quando ele sugeriu a Alexandre dar a Maria um ovo, estendendo-se até 1913 ou mais tarde (alguém que faça as contas), devendo existir aí uns 28 filhos dele ou mais (abaixo diz que foram 50, porque era ofertado também à mãe da imperatriz). Esse camarada deixou uma herança a toda a humanidade, uma herança de cuidado e dedicação, de atenção e zelo prolongado.

                            Assim, independentemente de seus filhos genéticos Fabergé deixou outros no futuro. Veja só a importância do indivíduo para o coletivo (e do coletivo para o indivíduo: jamais Fabergé teria podido fabricar um ovo desses 50 mil anos no passado).

                            Vitória, agosto de 2005.

 

                            FABERGÉ E SEUS OVOS

Faberge
 
 
Fabergé, Carl
Fabergé, Carl (1846-1920), ourives e joalheiro russo. Trabalhava com pedras preciosas, semipreciosas e metais, e realizava desenhos de diferentes estilos, como o russo antigo, o grego, o renascentista, o barroco, o Art Nouveau, o naturalista e o caricatural.
Beniaminson/Art Resource, NY
Ovo de Fabergé
No final do século XIX, o joalheiro franco-russo Peter Carl Fabergé desenhou e realizou numerosos ovos como este, todos eles decorados com esmalte, ouro e pedras preciosas que caracterizam o seu estilo.
Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
FABERGÉ
OVOS IMPERIAIS FABERGÉ
Peter Carl Fabergé, nasceu em 1846, na cidade de St. Petersburg, Rússia. Filho de Gustav Fabergé, estudou na Inglaterra, França, Alemanha e Itália. Em 1870, com 24 anos, herdou o negócio de jóias que seu pai tinha estabelecido em 1842, em St. Petersburg, e ganhou rapidamente uma reputação internacional pelo seu trabalho.
Fabergé: a Páscoa dos Czares
Ovos que são verdadeiras jóias
Os ovos de Páscoa mais famosos do mundo nem são ovos de comer: um joalheiro russo, Carl Fabergé, fez seus ovos de ouro, prata e pedras preciosas. Abertos, revelavam pequenas imagens de pessoas, animais, plantas ou prédios, e eram dados como presentes pelo imperador russo aos amigos.
TRADIÇÃO DA PÁSCOA NA RÚSSIA - OS OVOS FABERGÉ:

Nenhum comentário:

Postar um comentário