terça-feira, 7 de novembro de 2017


As Aptidões do Mais Apto

 

                            Como já disse, estamos muito além do darwinismo, que é biológico/p.2; estamos no plano dos caracteres adquiridos através da Língua geral no reino psicológico/p.3.

                            DOIS PLANOS DE SOBRE-VIVÊNCIA

Plano natural mais antigo
Aptidão biológica-p.2
 
Plano artificial mais recente:
AMPLIAÇÃO
PESSOAL
Aptidão psicológica-p.3:
AMPLIAÇÃO
AMBIENTAL
1.                 Indivíduos
1.              Cidades-municípios
2.                Famílias
2.             Estados
3.                Grupos
3.             Nações
4.                Empresas
4.            Mundos
Expansão através de máquinas, aparelhos, instrumentos, programas.
Dilatação por meio do Conhecimento (Magia-Arte, Teologia-Religião, Filosofia-Ideologia, ciência-Técnica e Matemática).
Alargamento com as chaves e bandeiras do modelo...
...mais uma infinidade de modos
TRABALHO PESSOAL PELA SOBREVIVÊNCIA
PERMISSÃO, CONCESSÃO, DOAÇÃO COLETIVA
Ajuda dos amigos
 
 
Imensa lista dos favores sociais (salário-família, salário-desemprego, bolsa-escola, assistência médica, hospitais, estradas - mesmo que financiado pelo próprio povo através dos tributos): tudo isso multiplicou a vida humana por três, de 25 para 75 anos de expectativa de vida.
Cooperação familiar
 
 
Apoio grupal
 
 
Amparo empresarial
 
 
O conjunto de todas essas coisas ainda por apurar ampliou desmesuradamente os limites da humanidade (veja o Guinness de Recordes).
Ampliação dos limites corporais.
Dilatação dos limites mentais.
Camadas e camadas de aptidões foram somadas no decorrer dos milênios desde Jericó há 11 mil anos atrás. Nem de longe o mais simples e pobre ser humano de hoje ficaria abaixo do mais rico ser humano daquela época.
Uma infinidade de defesas está à disposição de todos e cada um a qualquer momento, bastante pedir socorro em qualquer lugar do planeta.

Então, como isso pode se parecer com a feroz luta darwiniana pela sobrevivência do mais apto? È um misto de disputa e cooperação, de oposição e amizade. A visão dos darwinistas é simplória, a coisa nunca foi assim, é um par polar oposto/complementar de soma zero 50/50 como qualquer outro.

A ROSA DOS VENTOS DO ABASTECIMENTO DE QUALQUER SER HUMANO (desde os mais pobres até os mais ricos, de uma extremidade a outra da Curva do Sino) – milhares e milhares de produtos nos chegam durante nossas vidas.


E quando você olha em volta lá estão gordos e magros, sábios e idiotas, sadios e doentes, altos e magros, pobres e ricos, fortes e fracos, belos e feios – quem ficou para trás, então? Se todos sobreviveram, quem é o mais apto? A resposta é uma só: a humanidade sobrevive em bloco, então a aptidão no plano psicológico é coletiva.

Vitória, agosto de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário