terça-feira, 7 de novembro de 2017


A Queda dos Dominós

 

                            No filme Os Robôs (que tem um brasileiro como co-diretor; daí algumas brincadeiras engraçadas ao gosto brasileiro) tem vários personagens, mas se destacam quatro que podemos investigar com a Rede Cognata.

UM GRUPO DO QUADRO (= QUATRO = CERCO = QUADRADO = CERTO)

·       Grande Soldador = GRANDE PODER = AUGUSTO PADRE (ele olha para a tela = TERRA e diz “sai”) = CRISTO SANTO = GRANDE PERDEDOR = GRANDE SALTO = COMPLETO PODER;

·       Dom Aço = DEUSA MÃE = LISA MONA (Leonardo chamou-a Mona Lisa) = DOMÍNIO MAU;

·       Rodney = ADÃO – COMEÇO = CRIAÇÃO = GÊNESIS = RABINO = CANÇÃO = COMPOSIÇÃO = CORAÇÃO = CAMPEÃO se o y é vazio; se Y = T e o grupo dele, então Rodney = CRISTO = AUGUSTO = ALTANTE = GOVERNANTE = ADMINISTRADOR e assim por diante;

·       A mãe é grande e representa a Grande Mãe, a Natureza, que queima e recicla tudo.

As críticas abaixo são tolas, mesmo sem a Rede Cognata.

Já que dominó = DOENÇA = VÍRUS = DOMÍNIO = LINHA = TROPEÇO = EQUAÇÃO = DANÇA e tantas outras palavras, resta que uma Teoria dos Dominós seria uma TEORIA DAS DOENÇAS e que caindo uma cairão todas as outras. Assim, quando o Grande Soldador está brincando com os dominós na realidade está pacientemente alinhando-os. A queda dos dominós seria o CERCO DAS DOENÇAS, a compreensão definitiva delas, que possivelmente estará ao alcance dos seres humanos em breve. A queda dos dominós seria a QUEDA DOS DEUSES, a QUEDA DOS DEMÔNIOS.

Desse modo, o filme é uma alegoria muito profunda, divina mesmo, indo muito além da compreensão humana; naturalmente os diretores estavam fazendo um filme com roteiro, só que por trás deles falaram “os deuses”.

UM QUADRÃNDULO EM DOIS PARES

Grande Soldador = GRANDE PADRE
A mãe, que é a Grande Mãe, a Natureza
Rodney = CRISTO
Dom Aço = DEUSA MÃE

Nada é mesmo o que parece.

Vitória, agosto de 2005.

 

PEGANDO UMA PEÇA


O JOGO

Dominó
Pegue 28 retângulos de madeira, papelão, marfim, plástico, pedra-sabão, dentes de morsa, ossos de baleia, metal, cristal ou outro material qualquer.

 

                            DESDE QUE TU PEÇAS


                            O EFEITO DOMINÓ


                            UMA CAIXA DE DOMINÓS (muito elegante)


                            O FILME

 
Robôs
 
O filme de animação Robôs cria um mundo próprio repleto de engenhocas e personagens simpáticos. Em lugar de cafezinhos, os robôs tomam xícaras de óleo. Em meio a paisagens esfuziantes, um extintor de incêndio é capaz de conversar com um cachorro.

 




Cine Players - Crítica - Robôs  Por Alexandre Koball, 20/03/2005
Robôs chega para mostrar uma coisa: o mercado de animações tridimensionais está cada vez mais amplo. Já foi o tempo em que a Pixar o dominava sozinha.
 

ROBÔS
Clique aqui para ver maior.
Título original: Robots (EUA, 2005)

Nenhum comentário:

Postar um comentário