quinta-feira, 2 de novembro de 2017


A Jóia Preciosíssima de 275 Mil Quilates

 

                            Para resumir as informações abaixo, no que nos toca o quilate vale 0,2 g. Assim, a moça que vi no ônibus, talvez com uns 55 kg, teria 275 mil quilates:

MOÇA


A FOTO CLÁSSICA DE MARILYN MONROE


Veja bem, não estou colocando sob a ótica da sexualidade e sim da pureza do ser que após 15 bilhões de anos do universo, 5,0 bilhões do sistema solar, 3,8 bilhões da Vida, 100 milhões dos primatas, 10 milhões dos hominídeos, 200 mil dos neandertais, 80 a 70 mil dos cro-magnons, 11 mil desde Jericó e mais toda a geo-história humana desde a invenção da escrita há 5,5 mil anos através de mil peripécias e invenções chegou ao ponto em que estamos.

É fácil para nós esquecer que cada ser é um diamante, uma jóia rara. E, particularmente, quando uma moça atinge aquele estágio de ser realmente notada pela perfeição de suas formas, até onde elas podem sê-lo, é mesmo o caso de comparar com as pedras preciosas.

Vitória, 25 de fevereiro de 2007.

 

                            O QUE É QUILATE?

O que significa quilate? Quilate métrico, ou simplesmente quilate, é a unidade de peso utilizada para gemas de cor lapidadas ou diamantes brutos e lapidados. Este termo, de origem grega, possui a abreviatura ct (derivada do inglês carat), corresponde ao quinto do grama (1 ct = 0,2 g) e deve ser expresso com duas casas decimais. O quilate tem como submúltiplo o ponto (pt), que equivale a 0,01ct. Desse modo, 100 pontos equivalem a 1 quilate. O peso das gemas brutas, com exceção do diamante, deve ser expresso em gramas.
Quilate, termo que expressa a relação entre metal precioso e metal comum numa liga. É, também, uma unidade de medida para pedras preciosas. Assim, na primeira acepção, um quilate indica 1/24 parte (em peso) de um metal precioso —como o ouro— em uma liga. Como unidade de medida, o quilate métrico internacional equivale a 200 mg. Enciclopédia Microsoft® Encarta®. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário