A Dominação do
Novo-Aluno
Quando falei da
“pos-contemporanização do ensinaprendizado”, isso propôs um novo modelo
educacional e novo futuro, uma nova competição com novo auxílio, nova
lutauxílio.
ENSINAPRENDIZADO
|
PRIMEIRO TURNO
|
SEGUNDO TURNO
|
|
Ensino de respostas.
|
Aprendizado por perguntas.
|
|
Professores falam.
|
Alunos inquirem.
|
|
Disciplinado.
|
Livre.
|
|
Quieto.
|
Bagunçado.
|
|
Ordenado.
|
Assustadoramente entusiasmante.
|
|
INTERESSE AMBIENTAL (urbano-municipal,
estadual, nacional, mundial).
|
INTERESSE PESSOAL (individual,
familiar, grupal, empresarial).
|
|
ESTATAL
|
NESTATAL
(não-estatal).
|
|
Respostas prontas, catalogadas em livros
didáticos.
|
Perguntas ao gosto, inventadas na hora.
|
|
Atenção.
|
Felicidade.
|
|
Linear.
|
Não-linear.
|
AS
CLASSES DO SER E DO TER
|
Miseráveis.
|
Pobres.
|
Médios.
|
Médio-altos.
|
Ricos.
|
|
CLASSES DO SER.
|
EQUILÍBRIO.
|
CLASSES DO TER.
|
||
|
E
|
D
|
C
|
B
|
A
|
Evidentemente que os ricos, 2,5 % ou 1/40 de
todos, vão saltar na frente (como sempre acontece, com isso financiando os
demais), em primeiro lugar porque será preciso manter os filhos durante dois
turnos na Escola geral, bem como prover material no lar para a busca de
perguntas pertinentes, pois as crianças desejam se destacar.
E é claro também que essas crianças, criadas
numa escola MUITO MAIS excitante, vibrante, livre, projetante, animadora e
incendiária das percepções, darão salto qualitativo extraordinário à frente. Na
medida em que as pesquisas & os desenvolvimentos dessas escolas –
particulares em dois sentidos - e de sua pedagogia própria de ensinaprendizado
for sendo aprimorada, os saltos se tornarão exponenciais.
Serra, sábado, 25 de julho de 2015.
GAVA.

Nenhum comentário:
Postar um comentário