segunda-feira, 4 de dezembro de 2017


The JAG Profile

 

Aprendo uma ou outra palavra em inglês e de vez em quando uso por brincadeira, não sem antes consultar o dicionário DIC Michaelis. Profile quer dizer perfil e é frequentemente usado nos filmes.

Perfil de JAG, José Augusto Gava.

Por vários motivos não publiquei meus textos, um deles sendo justamente o fato inelutável de que vão me açoitar barbaramente, a maioria dos açoites vindo de argumentos ad hominem, dirigidos ao homem e não ao que ele diz; mas alguns serão lógicos, o que é muito bom, pois esses ajudam a melhorar, que é sempre a meta. Entrementes, tendo escrito tanto, nem sei se sempre ou a maior parte das vezes coisas úteis, eu me veria na condição de ficar me dirigindo às “10 mil pessoas”, que é como os chineses chamam o inumerável; quer dizer, mantendo diálogo (2-a-2) com uma quantidade grande de gente, se chegar a ser o caso. E alguns fanáticos poderiam ser ameaçadores, visto que coloquei coisas sobre as religiões e tais conceitos podem desagradar; pensar em ameaças aos meus filhos é realmente aborrecido.

E, depois, há os aduladores, muito piores que os chicoteadores, os detratores. A adulação ou lisonja é muito pior, porque o inimigo castigador não quer nada seu, ao passo que o adulador sempre quer tirar algo. Só de pensar em uma possível fase de adulação estremeço.

Então, me contive, até que na TV ouvi uma frase qualquer que dizia “você será conhecido como JAG”. Muito bom, porque as letras iniciais de meu nome permitem compor a sigla. Será verdade, o que me agrada, e manterá um véu para os desconhecidos, com o que me livro das duas pragas, a dos açoitadores e dos aduladores. Posso colocar um perfil de JAG e ninguém saberá que sou eu. Será verdade, sou eu, mas ninguém saberá, fora meus filhos e amigos.

É que as polêmicas tomam muito tempo e isso me impediria de continuar pesquisando e escrevendo. Assim, foi a solução perfeita e assinarei sempre JAG e não com meu nome extenso. Isso tem o dom de não tocar a família mais ampla, que assim será protegida.

THE JAG PROFILE (retratinho 3 x 4 de minha vida)

 

Vitória, domingo, 27 de novembro de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário