quarta-feira, 6 de dezembro de 2017


O Páleo-Oceano Pacífico

 

O OCEANO PACÍFICO EXISTIU DESDE SEMPRE

Resultado de imagem para oceano pacífico

O OCEANO ATLÂNTICO TEM 273 MILHÕES DE ANOS (a Fissura Meso-Atlântica é a notícia de seu aparecimento com a queda da grande flecha – cometa ou meteorito – há quase 300 milhões de anos, a que abriu a Era dos Dinossauros)

Resultado de imagem para oceano atlantico

O Oceano Pacífico era tudo que é hoje, mais 2/3 da América do Sul, 12 milhões de quilômetros quadrados, toda a porção que ia até os crátons - atuais planaltos, Planalto das Guianas e Planalto Brasileiro. O Oceano Atlântico não existia, começou com a queda da flecha: de início havia apenas a fina linha da Fissura Meso-Atlântica, ainda operante, traço torto de norte a sul que foi se alargando cada vez mais, hoje ao ritmo de dois centímetros/ano, antes muito mais rápida a velocidade imposta pela queda.

A FISSURA CONTINUA DEIXANDO VAZAR O MAGMA PARA FORMAR A CROSTA (mesmo o Oceano Atlântico sendo profundo – a média mundial é de três quilômetros – tudo que está entre a borda leste da América do Sul e a borda oeste da África foi trabalho de 273 milhões de anos, é material pra caramba! É preciso calcular)

Resultado de imagem para fissura meso-atlântica
Resultado de imagem para fissura meso-atlântica

Toda a plataforma continental, tanto do lado da América do Sul quanto do lado da África, foi formada pela subida do magma. Tanto a PC, quando o fio intercontinental era estreito, quanto os taludes quando alargou, depois o fundo oceânico.

CORTE OCEÂNICO

Resultado de imagem para CORTE VERTICAL  DO OCEANO ATLÂNTICO plataforma e talude

ÁREAS DOS OCEANOS (o Páleo-Pacífico foi diminuído, o Atlântico foi formado)

Resultado de imagem para área dos oceanos

Os 82 milhões de quilômetros quadrados do Atlântico foram formados nesses 273 milhões de anos: como diz o povo, “coisa de” 1/3 de quilômetro quadrado por ano, o que de jeito nenhum é pouco, significando injeção de calor na superfície a partir das águas profundas, o que muito fez para sustentar a vida marinha do novo oceano, esquentando o ar acima dele e formando correntes, mas também que havendo cada vez mais água há cada vez menos calor no Atlântico. Ele era um lago quente nos primórdios.

Por outro lado, na medida em que nascia o Atlântico, o Pacífico era reduzido, o surgimento do Arco da América do Sul, o Arco dos Andes delimitando-o a Oeste, seccionando uma parte como o canal salgado a oeste dos crátons, atuais Planalto das Guianas e Planalto do Brasil, canal que ia da Argentina à Ilha de Marajó.

O CANAL SALGADO QUE SE TORNARIA O LAS, LOBATO DA AMÉRICA DO SUL

Resultado de imagem para andes
Planalto Brasileiro à direita, Planalto das Guianas no centro, acima, Andes à esquerda de Sul a Norte.

A partir daí segue-se a sequência de composição, como já foi posta.

O Oceano Atlântico ainda está crescendo à custa do Pacífico, na base de um metro a cada 100 anos, significando que deve haver corrente Oeste-Leste do Pacífico para o Atlântico e Leste-Oeste do Índico para o Atlântico, pois o Índico também está diminuindo (também um metro/ano).

Vitória, quarta-feira, 6 de dezembro de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário