sexta-feira, 8 de dezembro de 2017


O Cenário em Mutação do Páleo-Pacífico Capturado

 

REVENDO OS PÁLEO-OCEANOS

Resultado de imagem

Há 273 milhões de anos, quando caiu a grande flecha que abriu a era dos dinossauros, começou a criação do Atlântico-Primordial quando a força empurrou a Placa da América do Sul para sudoeste e a Placa da África para nordeste.

SE O ATLÂNTICO NÃO EXISTIA, é claro que só existiam em princípio dois oceanos, o Páleo-Pacífico e o Páleo-Índico. NA REALIDADE, só havia mesmo um, o Pacífico-Índico, que foi em seguida e progressivamente separado pela criação do Atlântico-Primordial. O PP se comunicava com o PI, eram um e o mesmo, continuidade interrompida pela flecha separadora. Então, toda essa água contida no atual Atlântico, 82 milhões de quilômetros quadrados, estava nessa dupla PP-PI e começou a jorrar para a fresta, que como vimos logo antes em A Mudança Vista Desde a Borda da África ao Arco dos Andes – essa água salgada fervia. A linha inicial queimava em seu fio de água salgada, que dava no manto, de onde vazava o magma em ponto de fusão dos metais (se quisermos saber como é o manto, de que materiais é formado, é só perfurar nas plataformas continentais de um e de outro lado, nas águas que tocam as praias de hoje, pouco mais, pouco menos).

O PÁLEO-PACÍFICO CAPTURADO (o Grande Canal Salgado que depois foi se tornar o LAS, Lobato da América do Sul)

Resultado de imagem para américa do sul física
Os Andes foram formados por milhares de ilhas.
Imagem relacionada
Do lado de dentro, entre os Andes e o Planalto Brasileiro surgiram muitos milhares mais de ilhas na parte verde.

Quem poderia ver 273 milhões de anos transcorrerem? Só o não-finito, Deus não-relativo. Entretanto, se pudéssemos ver, teria sido maravilhoso ver o fundo oceânico do Páleo-Pacífico capturado se elevando progressivamente em ilhas e ilhas, nuas e estéreis no começo, esverdeando aos poucos, enchendo-se de vida, bem como o mar interior, o Grande Canal Salgado borbulhante de peixes e mamíferos marinhos que foram evoluindo em frêmito tremendo.

Não podemos realmente ver, mas podemos modelar em computação gráfica com bastante fidelidade depois das pesquisas.

Vitória, sexta-feira, 8 de dezembro de 2017.

GAVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário