sexta-feira, 8 de dezembro de 2017


O Grande Holho da Humanidade

 

O Hubble é o maior olho da humanidade situado no espaço circunterrestre. O grande telescópio espacial lançado em 1990 está lá há 15 anos e saiu agora nas bancas um documentário em vídeo. É um h-olho, Hubble-olho de grande porte, embora menor que os de terra. Destes existem inúmeros muito mais potentes, mas que conseguem imagens menos nítidas porque a atmosfera interfere. Há olhos em todo o espectro eletromagnético e depois falaremos deles. Não é mais o indivíduo que vê.

A HUMANIDADE VÊ O MUNDO

·       PESSOAS OLHANDO:

1.       Indivíduos;

2.       Famílias;

3.      Grupos;

4.      Empresas;

·       AMBIENTES OLHANDO:

5.      Cidades-municípios;

6.      Estados;

7.       Nações;

8.      Com o grande olho do Hubble a humanidade, todo o planeta em processo de globalização.

Os grandes olhos podem ver mais longe do que jamais imaginamos antes. Eles podem ver luzes que partiram há 13 bilhões de anos, quando o universo era jovenzinho recém saído dos cueiros.

Vitória, sexta-feira, 09 de dezembro de 2005.

 

OUTRO OLHO (às vezes, como num inseto, várias centenas deles se alinham)


O GRANDE OLHO DE ARECIBO (por trás dele a mente humana opera o olho interior)


O TELESCÓPIO HUBBLE

Telescópio espacial Hubble, o primeiro observatório em órbita de uso geral, desenvolvido no âmbito da cooperação entre a Nasa e a Agência Espacial Européia (ESA). Microsoft ® Encarta ® Encyclopedia 2002. © 1993-2001 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
O TELESCÓPIO ESPACIAL "HUBBLE"
Prof. Renato Las Casas (29/06/98)
Imaginado nos anos 40, projetado e construído nos anos 70 e 80 e em funcionamento desde 1990, o Telescópio Espacial "Hubble" está revolucionando a Astronomia, representando nos dias de hoje aquilo que a luneta de Galileo representou no século XVII. O Observatório Astronômico da Serra da Piedade vem acompanhando o trabalho do "Hubble" e nos primeiro sábados de cada mês, dia em que o observatório é aberto ao público, vem sistematicamente apresentando as mais significativas descobertas do "Hubble" no mês anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário