quarta-feira, 6 de dezembro de 2017


Defensor do Personagem

 

É claro que existem as obras primas feitas só da cabeça dos autores com as visões-de-mundo que tinham e eram gigantescas a ponto de permanecerem séculos ou mesmo milênios. Quem poderia desejar mais do que aquilo que nos deixaram? Na verdade desejamos mesmo e frequentemente fomos brindados com obras primas, como as dos amigos C. S. Lewis e J.R.R. Tolkien, entre outras.

Mas há os outros, os que não são tão grandes.

Não tendo os grandes como produzir tantas frutas deliciosas quantas desejaríamos, dependemos dos menores, para os quais os quadros do modelo podem ajudar sobremaneira, daquele jeito sugerido: que sejam preparadas EMPRESAS DE APOIO na criação de cenários e figuras, digamos as PESSOAS (indivíduos, famílias, grupos e empresas) e os AMBIENTES (cidades-municípios, estados, nações e mundos) convincentes. Assim como são preparadas maquetes, stop-motion com modelação por cera, computação gráfica e todas as outras técnicas haveria na retaguarda esses grupos de criadores trabalhando sob encomenda (às 22 tecnartes) para dar veracidade visual, auditiva, olfativa, palativa e tátil aos personagens, principalmente aos apagados e nada persuasivos opositores dos mocinhos, os bandidos, sempre inexpressivos.

Seria preciso enquadrá-los nas 6,5 mil profissões, nos conhecimentos (mágicos-artísticos, teológicos-religiosos, filosóficos-ideológicos, científicos-técnicos e matemáticos), nas chaves e bandeiras do modelo, nas informações que fossem surgindo, em todo um substrato muito mais denso conforme as encomendas, conforme o tempo pago e a qualidade das ofertas do mercado.

Teríamos DESENVOLVIMENTO DE PRIMEIRO NÍVEL (o menos denso de todos, o mais superficial), de 2º, de 3º, de 4º e de 5º nível, este central e mais complexo de todos. Os diretores de cinema poderiam encomendar densidade tipo 1 ou d.1, d.2, d.3, d.4 e d.5 e já se saberia até onde se iria em busca de convencimento. Mesmo que não fosse imediatamente visível estaria nas linhas de fundo, podendo até desdobrar-se em novos episódios sobre cada personagem.

Vitória, segunda-feira, 05 de dezembro de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário