quarta-feira, 6 de dezembro de 2017


Apetítulo – Livraria

 

Um dos proprietários da Livraria Logos (Representações Paulista Ltda.), Sílvio Dante Folli, trabalhava na antiga Âncora, primeira e única livraria de Vitória lá por 1971, quando cheguei. Foi trabalhar para o Carlos numa outra livraria na mesma rua Duque de Caxias no centro e depois colocou sua própria livraria, que expandiu muito nessas décadas – tem várias lojas. Ficava brincando comigo porque eu dizia ter vontade de colocar uma livraria. Vontades todos temos e de fato todos temos muitas, realizar é que são elas. Atualmente trabalhando na Agência da Receita Estadual nessa mesma rua vi um restaurante popular chamado Apettito, algo assim, daí o título acima.

Como gosto tanto de livros sou ligado em livrarias.

ROTEAMENTO GOVERNEMPRESARIAL UNIVERSAL (através da Internet)


Ora, existem milhares de livrarias e só de universidades temos o surpreendente número de seis mil no mundo, significando outras tantas grandes bibliotecas, fora as particulares. Bibliotecas públicas (urbano-municipais, estaduais, nacionais e mundiais) e privadas, sem falar nas bibliotecas virtuais de hoje. O Google está colocando os títulos em computadores. É bem a hora dos governempresas darem o salto qualitativo para uma nova compreensão e uso das bibliotecas e das livrarias, de investirem mesmo na coligação de todos esses veículos e das livrarias e editoras com a restante mídia (TV, Revista, Jornal, Rádio e Internet), facilitando a quem necessita do Conhecimento (Magia-Arte, Teologia-Religião, Filosofia-Ideologia, Ciência-Técnica e Matemática) nas 6,5 mil profissões, nas 22 tecnartes, nas chaves e bandeiras do modelo, na Psicologia (figuras ou psicanálises, objetivos ou psico-sínteses, produções ou economias, organizações ou sociologias, espaçotempos ou geo-histórias), na Economia (agropecuária-extrativismo, indústrias, comércio, serviços e bancos) encontrar o que busca em tempo mínimo.

Enfim, fazer a pergunta: quem necessita do quê? Em particular, como as pessoas poderiam melhorar suas relações com as livrarias? Ampliar o consumo de títulos? Porque, você sabe, precisamos jogar informações dentro do CALDEIRÃO DAS TRANSFORMAÇÕES, a mente humana, para ver o que surge lá de dentro, das misturas de fatos, tornando tudo mais complexo e a visão-de-mundo da humanidade mais vasta e precisa.

Vitória, dezembro de 2005.

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