segunda-feira, 11 de dezembro de 2017


A Geometria da Estátua

 

O modelo nos ensina a olhar o mundo diferentemente do que acontecia antes, embora os elementos constitutivos estivessem presentes.

OLHANDO AS ESTÁTUAS (ou modelos ou moldes ou maquetes ou esqueletos ou estruturas ou estudos ou exercícios, diz a Rede Cognata)

·       Pontualmente: a estátua em si como um ponto que não tem outra dimensão, que não segue adiante (pode estar abaixo do nível do olhar, ao nível dele ou acima):


·       Linearmente: já que dois pontos fazem uma reta haveria ligação com qualquer elemento SEGUINTE, que estivesse adiante e a que o retratado estivesse co-ligado em vida (digamos um outro personagem importante para a compreensão dos sentimentos ou das idéias). Um diagrama de árvore pode coligar o foco a todas as suas ligações:


·       Planarmente: o que estava acontecendo no mundo no tempo de vida daquela personalidade abordada? Como era a geo-história e toda a psicologia do tempo-espaço? Baixos relevos podem seguir com o plano na vertical ou se contorcendo em qualquer linha:


·       Espacialmente: como era a Bandeira Elementar (ar, água, terra/solo, fogo/energia, no centro a Vida, no centro do centro a Vida-racional)? As estátuas não precisam ser simplórias como agora, elas podem ser superemotivas e ao mesmo tempo superidealizadas:


Enfim, nisso também estamos no começo, devendo haver logo em seguida uma espécie de Renascimento sem ter havido uma época de escuridão; só que vai ser tão intensa que será como se agora estivéssemos na madrugada do amanhecer.

Vitória, terça-feira, 20 de dezembro de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário