A Geometria da
Estátua
O modelo nos ensina a olhar o mundo
diferentemente do que acontecia antes, embora os elementos constitutivos
estivessem presentes.
OLHANDO
AS ESTÁTUAS (ou
modelos ou moldes ou maquetes ou esqueletos ou estruturas ou estudos ou exercícios,
diz a Rede Cognata)
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Pontualmente: a estátua em si como um ponto que
não tem outra dimensão, que não segue adiante (pode estar abaixo do nível do
olhar, ao nível dele ou acima):
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Linearmente: já que dois pontos fazem uma reta
haveria ligação com qualquer elemento SEGUINTE, que estivesse adiante e a que o
retratado estivesse co-ligado em vida (digamos um outro personagem importante
para a compreensão dos sentimentos ou das idéias). Um diagrama de árvore pode
coligar o foco a todas as suas ligações:
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Planarmente: o que estava acontecendo no mundo no
tempo de vida daquela personalidade abordada? Como era a geo-história e toda a
psicologia do tempo-espaço? Baixos relevos podem seguir com o plano na vertical
ou se contorcendo em qualquer linha:
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Espacialmente: como era a Bandeira Elementar (ar,
água, terra/solo, fogo/energia, no centro a Vida, no centro do centro a
Vida-racional)? As estátuas não precisam ser simplórias como agora, elas podem
ser superemotivas e ao mesmo tempo superidealizadas:
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Enfim, nisso também estamos no começo,
devendo haver logo em seguida uma espécie de Renascimento sem ter havido uma
época de escuridão; só que vai ser tão intensa que será como se agora
estivéssemos na madrugada do amanhecer.
Vitória, terça-feira, 20 de dezembro
de 2005.
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