A Conquista da Língua
Ao contrário do que pensa em geral o
público o modelo diz que a conquista da Língua é a conquista da própria
civilização, que quanto mais afinada é ela mais afinada é a cultura que a gera
e mantém. Como o português no Brasil tem muito mais palavras que em Portugal,
ele é muito mais poderoso e expressivo aqui, indicando a nação maior. Como nos
EUA o inglês tem muito mais palavras (estão nascendo quatro ou cinco mil a cada
década, não sei bem) que na Inglaterra, lá ocorre o mesmo, mostrando que os
Estados Unidos são mais dinâmicos.
CONQUISTANDO
A LÍNGUA
·
CONQUISTA PESSOAL:
1. Conquista individual (é missão de cada
um aprimorá-la);
2. Conquista familiar;
3. Conquista grupal;
4. Conquista empresarial (as empresas
devem promover cursos para seus funcionários e ter bibliotecas de português);
·
CONQUISTA AMBIENTAL:
1. Conquista urbano-municipal (não apenas
colocando escolas, mas verdadeiramente estimulando o aprimoramento contínuo da
língua);
2. Conquista estadual (promovendo
eventos, mostras, edições de livros, etc.);
3. Conquista nacional (praticando a
“nacionalização da língua” para evitar o domínio estrangeiro, o que de modo
algum significa purismos e a negação dos neologismos);
4. Conquista mundial (travando debates
para a criação de uma língua universal).
Como já disse isso significa preparar
versões especiais para os conhecimentos (mágicos-artísticos,
teológicos-religiosos, filosóficos-ideológicos, científicos-técnicos e
matemáticos), para as 22 tecnartes, para as 6,5 mil profissões, para as chaves
e bandeiras do modelo, para todo gênero de uso especial, inclusive por surdos
mudos, Morse, sinais de trânsito e outros, enfeixando tudo num conjunto
compatível e explícito, nisso colocando também as gírias e as palavras chulas,
tudo mesmo.
A língua vernácula é uma das missões
maiores dos governempresas e deve ser levada muito a sério, porque ela nos diz
quanto futuro haverá (por enquanto o maior futuro é anglo-saxão, em virtude da
presença maciça dos EUA).
Vitória, fevereiro de 2005.
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