segunda-feira, 3 de outubro de 2016


Trein/aumentos

 

Finalmente esse sindicato em especial viu que negociações patrões-empregados são disputas psicológicas, racionais, humanas e que, por conseguinte, devem ser tratadas nessa perspectiva ampla.

PERSPECTIVA PSICOLÓGICA

PP
 
PERFIS
 
DESENVOLVIMENTO SINDICAL
Figuras ou psicanálises envolvidas.
 
Quem?
Objetivos ou psico-sínteses buscadas.
 
Por quê?
Produções ou economias presentes.
 
Com quê?
Organizações ou sociologias estruturantes.
 
Como?
Espaçotempos ou geo-histórias.
 
Quandonde ou o quê?

Porque esse sindicato percebeu que depois de 1994, com o fim da antiga moeda e adoção da URV (Unidade Real de Valor), depois passando ao Real, não fazia mais sentido pedir 60 % quando a inflação anual era de 25 %, depois baixou a 6 e a 4 %. De fato, eles estudaram os exageros da época para mostrar as novas bases de negociação. Firmeza de propósitos, mas sem enrijecer e empedrar. Avanço sem intimidação. Resistência sem negação do diálogo.

Negociação é o ato permanente e negociar, fazer negócio: se você espera ganhar sempre, acabará por se tornar orgulhoso e perderá os dutos de conversação.

Como convencer os empresários das necessidades ampliadas dos trabalhadores? Como mostrar-lhes que os operários, ao fazer viver os seus, aos educá-los, estão plantando as bases do crescimento nacional? Como propor associações por cotas ou ações, pagamentos feitos com base nas perspectivas de crescimento bem exposto e embasado?

Não era sindicalismo de resultados.

Era agressividade participativa, os operários QUERIAM participar dos ganhos em amplas negociações a respeito de ganhos reais, verdadeiros.

Um novo capitalismo DE PARCERIA dos trabalhadores (patrões e empregados) contra os não-trabalhadores, contra os exploradores, contra os chupins, contra os carrapatos bebedores de sangue, os vampiros oportunistas.

Que aumentos SIGNIFICATIVOS podem ser conseguidos ano-a-ano, continuamente, sem perder um só? Os operários passaram a lotar os auditórios dos congressos das empresas para ouvir os planos socioeconômicos de crescimento, de melhoria da produtividade, de aprimoramento.

GANHOS REAIS, essa era a palavra de ordem.

Serra, terça-feira, 11 de setembro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário