quarta-feira, 6 de dezembro de 2017


Procurando os LMB

 

Todos os panelões devem ter necessariamente um LMB, “ladrão mais baixo”, pois há o arco-de-frente mais alto e o arco-de-ré mais baixo, diametralmente opostos como ondas de energia que se opuseram; e na perpendicular que os une duas fissuras, uma mais alta, o “ladrão mais alto”, que não nos interessa, porque dele não sai água, e o “ladrão mais baixo”, porque é de por onde flui o rio que nasce na lagoa interior ao panelão.

EM AFONSO CLÁUDIO, ESPÍRITO SANTO, HÁ UM (na página a seguir do NASA World Wind você pode ver o LMB do panelão de Afonso Cláudio indo em direção-sentido daquela cidade)

Uma cratera de 4 km de diâmetro em Afonso Cláudio, ES, com o LMB abaixo e à esquerda)

Como você poderá ler no artigo O Grande Lago Vitória neste Livro 146, o rio Nilo é o LMB do panelão entre as fissuras da Forquilha africana. Em relação ao gigante dos EUA nas Montanhas Rochosas o LMB de lá (o que tentarei comentar depois) “lavou” o que é hoje o Grand Canyon por onde corre agora o rio Colorado.

Em TODO lugar onde haja uma cratera meteorítica tem de haver um LMB associado, porque ali acumulou água (ou ainda está acumulando e vai haver). Se for uma cratera grande demais, como no Pólo Norte, ela não se fechou, mas o equivalente virtual do LMB estará lá, sem dúvida alguma. O LMB não precisa ser pequeno, pode ser grande como o Nilo, porque ali é somente a fonte, depende de quão distante está o mar.

O caso é que devem existir 380 mil na média das crateras da Terra proporcionais com a Lua (onde existem 30 mil); dessas, 125 mil estarão em terras emersas, porisso poderíamos esperar outros tantos rios – mas eles não serão tantos, porque as crateras tem todo tipo de tempo de formação. Mesmo assim devemos procurar todas elas.

Vitória, quarta-feira, 6 de dezembro de 2017.

 

O COLORADO (fiozinho dentro do páleo-rio gigante que durou talvez apenas dias e levou bilhões de toneladas de solo para o mar; um rio único cuja imensa correnteza durou apenas dias, se tanto)


                             O LMB DO PÓLO NORTE NÃO SE FORMOU

Nenhum comentário:

Postar um comentário