sexta-feira, 24 de agosto de 2018


Regras Gil de Falar com Deus

 

SE EU QUISER FALAR COM DEUS (ou você ou cada um, segundo Gilberto Gil)

A MÚSICA
#
AS REGRINHAS ISOLADAS
REDUZINDO
Se eu quiser falar com Deus
Tenho que ficar a sós
Tenho que apagar a luz
Tenho que calar a voz
Tenho que encontrar a paz
Tenho que folgar os nós
Dos sapatos, da gravata
Dos desejos, dos receios
Tenho que esquecer a data
Tenho que perder a conta
Tenho que ter mãos vazias
Ter a alma e o corpo nus
Se eu quiser falar com Deus
Tenho que aceitar a dor
Tenho que comer o pão
Que o diabo amassou
Tenho que virar um cão
Tenho que lamber o chão
Dos palácios, dos castelos
Suntuosos do meu sonho
Tenho que me ver tristonho
Tenho que me achar medonho
E apesar de um mal tamanho
Alegrar meu coração
Se eu quiser falar com Deus
Tenho que me aventurar
Tenho que subir aos céus
Sem cordas pra segurar
Tenho que dizer adeus
Dar as costas, caminhar
Decidido, pela estrada
Que ao findar vai dar em nada
Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada
Nada, nada, nada, nada
Do que eu pensava encontrar
Se eu quiser falar com Deus
1.
Ficar a sós
Solidão
2.
Apagar a luz
Escuridão
3.
Calar a voz
Silêncio
4.
Encontrar a paz
Pacificação
5.
Folgar os nós
Desapertar
6.
Esquecer a data
Atemporal
7.
Perder a contar
Sem contar
8.
Ter mãos vazias
Esquecer as posses
9.
Ter a alma e o corpo nus
Nudez
10.
Aceitar a dor
Aceitar a dor
11.
Comer o pão que o diabo amassou
Passar pelos sofrimentos
12.
Virar um cão
Apequenar
13.
Lamber o chão
Não desprezar
14.
Me ver tristonho
Entristecer
15.
Me achar medonho
Medonha e respeitável humanidade
16.
Alegrar meu coração
Alegrar-me
17.
Me aventurar
Centrar-me
18.
Subir aos céus
Elevar-me
19.
Dizer adeus
Renunciar ao passado
20.
Dar as costas
Abandonar tudo...
21.
Caminhar decidido
... e caminhar
 

Os artistas (leio mais as letras brasileiras, por não ter acesso às outras, exceto traduzidas) além de serem proféticos dão grandes lições de vida, como se pode ver; você poderia até não concordar, mas esse é o programa dos que se retiram aos mosteiros no Ocidente e às florestas da Índia.

Vitória, domingo, 08 de julho de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário