domingo, 26 de agosto de 2018


Beleza e Caos e as Oposições-Complementações

 

Eis o que diz a Rede Cognata (usei o sinal # para oposição polar):

Beleza
#
Caos
DEUSA = TERMINAR
ADÃO = CIRCULAÇÃO
TEMPO = LÁGRIMA
ETERNO = CAMPO
http://www.yunphoto.net/mid/yun_3448.jpg
http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_28/aguaimagem/lixao.JPG

Beleza e caos são oposto-complementares, opostos cognatos = CENTRAIS: opõem-se pelo centro como dois raios do mesmo diâmetro. Beleza nunca vai ser caos e vice-versa, mas um não pode viver sem o outro, um não pode prescindir do outro. O caos é eterno e a beleza dura um tempo, e fenece, finda.

A beleza é preciosa porque irá fatalmente sucumbir e dissolver-se, esperando a próxima volta para a muito custo apresentar-se.

No caso dos racionais é tudo muito mais difícil, pois imagine que a beleza da borboleta está lá caso estejamos ou não, mas só quando existir o ser humano capaz de observar é que a veremos, o que demorou a física-química, a biologia-p.2 e a psicologia-p.3.

MAIS UMA LÁGRIMA PARA QUEM ESTÁ CANSADO DE CHORAR (diz a música de Herivelto Martins, Mais uma Lágrima)

http://sentimientos.jubiiblog.com.es/upload/lagrima.jpg

Ver quanto dependemos da beleza e o preço que temos de pagar por ela; ver quão preciosa, valorizada e ao mesmo tempo desperdiçada faz urgir, coloca em nós uma tempestade de urgências, um fogo de clamores, um rugir de reclamações. Porque, veja, toda a beleza da extrema complexidade da Vida geral e da racionalidade está verdadeiramente sendo dilapidada. Nem fomos nós que criamos nem sabemos todavia repor. Foi a Natureza, ao longo de bilhões de anos. Multiplique 50 anos de uma vida humana por 76 milhões e você terá idéia dos 3,8 bilhões de anos usados na construção do edifício.

Vitória, terça-feira, 17 de julho de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário